Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, apertaram as mãos durante a chegada no Alasca para a cúpula nesta sexta-feira (15).
Trump aplaudiu enquanto Putin se aproximava após desembarcar. Foi estendido um tapete vermelho para receber os chefes de Estado, que termina em um palco com o letreiro "Alasca 2025". Ao lado, estão enfileirados caças F-22 Raptor.
Enquanto eles se cumprimentavam, aviões militares americanos sobrevoaram a base aérea, incluindo caças e o que parecia ser um bombardeiro furtivo B-2 -- o mesmo modelo que fez os ataques contra instalações nucleares do Irã.
Estava previsto inicialmente que a reunião teria presença apenas de Trump e Putin, mas a Casa Branca anunciou que outras autoridades também participarão. Não está claro o que motivou a mudança de planos.
Reunião abordará Ucrânia e outros assuntos
O principal ponto de discussão do encontro será a guerra na Ucrânia, mas autoridades afirmam que pode ser debatido um acordo de armas nucleares e também cooperação econômica.
Trump disse que não ficará feliz se Putin não concordar com um cessar-fogo nesta sexta. Ainda assim, havia dito anteriormente que este encontro deve preparar uma segunda reunião, que pode incluir o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Quem está nas comitivas de EUA e de Rússia?
A Casa Branca anunciou que 16 autoridades estão viajando com Donald Trump, incluindo o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, Howard Lutnick.
Entretanto, o enviado especial dos EUA para a Ucrânia, Keith Kellogg, não estará com os americanos.
Já do lado russo, a comitiva inclui, por exemplo, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e o ministro da Defesa do país, Andrey Belousov.
Lavrov desembarcou no Alasca mais cedo e foi visto usando um suéter estampado com “CCCP” – a sigla cirílica para “URSS”, a União Soviética. (Com CNN)