Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Segunda-feira, 15 de setembro de 2025
Política

Para líder da oposição, fala de Fux “destrói teatro criado por Moraes”

Líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS) afirmou que Fux vai precisar de defesa da oposição por estar “indo contra o sistema”

Conjuntura Online
10/09/25 às 14h00
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS). Foto: Divulgação)

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), reagiu, nesta quarta-feira (10), às falas do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux no julgamento da suposta trama golpista (narrativa criada pelo governo Lula com anuência do ministro Alexandre de Moraes), que tem Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados como réus.

Segundo o deputado, Fux está “destruindo o teatro criado” por Alexandre de Moraes.

“Nesse momento, o ministro Fux está destruindo o teatro criado por Moraes e escancarando a perseguição contra Bolsonaro. Ele vai precisar de toda defesa de nossa parte por estar indo contra o sistema. A frase do dia é: ‘Fux honra a toga’. Anula tudo”, escreveu o parlamentar em publicação na rede social X.


Em seguida, Zucco publicou um vídeo após o magistrado acatar as preliminares que pedem a incompetência da Corte e da Primeira Turma em julgar a ação penal. Fux defendeu ainda a nulidade do processo.

No entendimento do magistrado, a ação penal deveria ser objeto de análise da primeira instância. Caso o processo fosse julgado no STF, Fux defendeu que a análise deveria ser feita no Plenário da Corte. “Já que o primeiro caso do 8/1 foi para o plenário, Bolsonaro deveria ser julgado no plenário”, defendeu.

“Nós temos que entender o que foi dito aqui. Esse julgamento tem de ser anulado hoje. O ministro Fux está analisando juridicamente que o julgamento tem que parar”, disse na filmagem feita dentro da Primeira Turma. Zucco está acompanhando presencialmente o quarto dia do julgamento.

Mais cedo, ao chegar à Corte, o líder afirmou que o voto de Luiz Fux era “uma esperança jurídica”. O magistrado já era visto pelo núcleo bolsonarista como uma possível figura de divergência em relação a Moraes, principalmente no que diz respeito às penas.

O magistrado é o terceiro a votar no julgamento da suposta trama golpista, que tem placar de 2 x 0 pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus, com os votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.