Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 16 de outubro de 2026
Política

PF apreende celulares de vereadores suspeitos de imigração ilegal aos EUA

Operação em Mato Grosso investiga esquema que cobrava dinheiro e até bens de brasileiros interessados em atravessar a fronteira mexicana

Conjuntura Online
16/10/26 às 16h38
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da Câmara informou que os vereadores não estavam no local durante as buscas. (Foto: PF)

Dois vereadores de Figueirópolis d'Oeste, em Mato Grosso, estão sob investigação da PF (Polícia Federal) por suspeita de participação em um esquema de envio ilegal de brasileiros aos Estados Unidos.

A operação, segundo o portal Primeira Página, resultou na apreensão de celulares e no bloqueio judicial de até R$ 1 milhão em bens e valores dos investigados.

Os parlamentares Vera Lúcia de Souza Mariano (Republicanos) e Rugle Ferreira de Amurim (PSDB) foram citados na Operação Duas Faces, realizada na quarta-feira (14).

Agentes federais estiveram na Câmara Municipal, onde recolheram dois aparelhos celulares que seriam dos vereadores.

Segundo as investigações, o grupo suspeito organizava a viagem de brasileiros desde a emissão de passaportes até a travessia irregular da fronteira entre México e Estados Unidos. Os pagamentos eram realizados por transferências bancárias ou mediante procurações envolvendo veículos e imóveis no Brasil.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres. Os materiais recolhidos serão analisados para identificar a participação dos investigados e a extensão das atividades criminosas.

O presidente da Câmara Municipal, Anísio Aparecido Peres, informou que os vereadores não estavam no prédio durante a ação policial. Ele também descartou, por enquanto, o afastamento dos parlamentares, ressaltando que o caso ainda está em investigação.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa, conforme o resultado das apurações. Até a divulgação das informações, não havia manifestação pública das defesas dos vereadores.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.