O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   13 de Abril de 2024
Publicidade

Riedel analisa sanção a garantia de estágio para pessoas com deficiência

Proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa 

03/04/2024 - 11h34

Campo Grande

Vista do prédio da Assembleia em Campo Grande (Foto: Alems)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) vai analisar a sanção ou veto ao Projeto de Lei 212/2023, aprovado pela Assembleia Legislativa, que assegura às pessoas com deficiência, no âmbito dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, 10% das vagas oferecidas a estagiários que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação do Estado. 


Na sessão de hoje, os deputados apreciaram e aprovaram três matérias, durante a Ordem do Dia.


Duas matérias foram aprovadas em redação final. Ambas são de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), e seguem à sanção, entre as quais dispõe sobre ações de prevenção da depressão durante a gravidez e institui a semana de Prevenção e Combate à Depressão na Gravidez.


Antonio Vaz agradeceu a aprovação das matérias. “O projeto de lei que garante 10% das vagas de estágio em diferentes níveis de ensino foi feito para que pessoas com deficiência nos órgãos públicos encontrem emprego em Mato Grosso do Sul, tornando se mais confiantes e independentes. 


A outra matéria visa proteger a saúde das mulheres e ainda o desenvolvimento das crianças, pois a gravidez e a chegada do bebê pode trazer sentimentos difíceis e estressantes para as mulheres”, relatou.


Segunda discussão


Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 135/2023, de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB), que institui "Maio Verde" como o mês de conscientização sobre a doença celíaca, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, foi aprovado e volta para análise em segunda discussão. A matéria também segue a sanção.


“É importante você associar determinadas cores a determinadas bandeiras, um movimento que vem se construindo nacionalmente e está aumenta para debater sobre a doença celíaca, Tenho um filho que tem essa doença. E a gente tem que discutir e cada instituição deve apresentar projetos que podem ser reconhecidos pela sociedade”, declarou o autor da matéria.


Ao declarar seu voto favorável ao projeto, a deputada Gleice Jane (PT) ressaltou a importância que existam espaços para os celíacos.


“Quanto temos um celíaco na família, sabemos qual é a dificuldade, e como é a vida de quem passa por essa situação, nós é que conhecemos, inclusive a contaminação de utensílios com glúten. Esse é o momento de debater a situação das pessoas que vivem com essa condição para incentivar a existência de mais restaurantes e mais espaços para que elas possam ter vida social. É fundamental a gente cuidar da saúde das pessoas”, destacou a deputada.


Primeira discussão


Por fim, em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 62/2024, de autoria do Poder Executivo, que concede benefício de assistência médico-social aos aposentados e aos pensionistas dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, na forma que especifica. 


O projeto foi aprovado e segue para votação em segunda discussão.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online