O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Janeiro de 2019
Publicidade
Publicidade
Últimas Notícias
Publicidade
Willams Araújo
Fogo amigo

Parece que o clima não está muito bom dentro de uma pasta governamental logo no começo do segundo mandato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A briga por espaços tem sido constante em uma das fundações envolvendo duas tucanas de baixa plumagem. Resta saber até onde vai esse conflito interno, que pode, inclusive, valer a cabeça de ex-parlamentar. 

Ordem unida
Ordem unida

Mais um militar irá ocupar um cargo estratégico no novo governo. O ex-ministro da Defesa Joaquim Silva e Luna foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a direção-geral da Itaipu Binacional, usina hidrelétrica que pertence ao Brasil e ao Paraguai. Vai ser chefe inclusive do ex-ministro Carlos Marun (MDB-MS), o “bateu, levou” do governo de Michel Temer. 

Polêmica

Por causa do inchaço da folha de pagamento da Câmara de Vereadores de Campo Grande, o MPE (Ministro Público Estadual) pediu a exoneração de barnabés comissionados. De acordo com o órgão, o número de cargos de confiança é quase sete vezes maior do que o de servidores concursados.

Na marra

Os promotores pedem que os comissionados sejam impedidos de exercerem funções de servidores efetivos. Mandam ainda que a forma de remuneração e de reajuste seja definida por projeto de lei, e não mais por resolução.

Relatório

Em 2017, a Câmara forneceu um relatório aos promotores que apontava 782 funcionários comissionados e 115 concursados trabalhando na casa. Para o promotor do caso, Alex Vera, essa desproporção é inconstitucional.

Funções

Alguns comissionados foram ouvidos na ação e ficou comprovado que muitos deles atuam em funções que deveriam ser apenas de servidores efetivos, diz o MPE. Por lei, funcionários em cargos de confiança devem exercer apenas funções de direção, chefia e assessoramento. Porém, de acordo com a denúncia, muitos comissionados estão atuando em outras funções.

Curta no Facebook
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS