O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   21 de Março de 2019
Publicidade
Publicidade
Últimas Notícias
Publicidade
Willams Araújo
Tal pai...

Preso preventivamente no dia 20 de julho do ano passado, em investigação da Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal, o ex-governador André Puccinelli (MDB) teve uma importante vitória esta semana. É que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu manter a decisão que revogou a sua prisão. O líder emedebista foi solto no dia 19 de novembro do ano passado, por decisão liminar da ministra Laurita Vaz.

...tal filho
...tal filho

Da mesma forma, o advogado André Puccinelli Júnior também foi salvo pelo gongo com a decisão do STJ. Por causa disso, ele e o pai responderão o processo em liberdade.  A prisão, à época, foi motivada pela delação premiada dos executivos do grupo JBS. O ex-governador e o Instituto Ícone, pertencente ao filho dele, teriam recebido propina no valor de R$ 1,2 milhão do grupo.

Rasteira
Rasteira

PEC (Proposta de emenda à Constituição) recentemente apresentada no Senado determina que os 26 estados e o Distrito Federal tenham apenas dois senadores cada, ao invés dos três atuais. Com isso, o Senado, que hoje é composto por 81 membros, passaria a ter apenas 54 senadores. A ideia maluca, na cabeça de muitos parlamentares, é do senador Álvaro Dias (Pode-PR). 

Redução

Aliás, a emenda de Álvaro Dias (Pode-PR) só aguarda escolha de relator na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) para tramitação normal na Casa. A proposta altera o art. 46 da Constituição Federal para estabelecer que cada estado e o Distrito Federal elegerão apenas dois senadores. A PEC mantém o mandato de 8 anos e determina que a renovação será pela metade, de quatro em quatro anos.

Economia

Alvaro Dias argumenta que o Senado deve colaborar com a redução do “aparato estatal e dos gastos públicos”. Sua proposta, afirma o senador, mantém a representação igualitária dos estados e do DF. “Com a diminuição em um terço de seus membros, o Senado Federal não perderá em nada representatividade, uma vez que, por definição, o número de senadores por Estado e pelo Distrito Federal é paritário. Apenas passará dos atuais três para dois”, justifica. 

Curta no Facebook
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS