O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   11 de Abril de 2021
Publicidade
Últimas Notícias
Publicidade
Willams Araújo
Sem chance

Particularmente, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, acha que novo reajuste nos preços do gás natural vai prejudicar empresas e reduzir as chances de recuperação de empregos. Segundo ele, o reajuste de 39% por metro cúbico no preço do gás natural, anunciado na segunda (5) pela Petrobras não vai trazer benefícios à indústria, aos distribuidores e, tampouco, aos consumidores sul-mato-grossenses. “Como você pode ter no Brasil 2,5%, 3,5% de inflação e como é que você pode ter um reajuste de 39% num produto que é a base da economia da indústria?

Voto de minerva
Voto de minerva

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que muda a regra de escolha de prefeito em caso de empate na eleição, para que seja eleito o candidato do partido ou coligação que recebeu mais votos para vereador. Hoje, a idade é o único critério para resolver empate em eleições proporcionais e majoritárias. A proposta altera o Código Eleitoral – instituído pela Lei 4.737/1965 – para beneficiar candidatos que tiveram mais votos na eleição proporcional e, assim, permitir a construção política mais sólida, mais estável e atendendo à vontade da população. Contudo, se não for possível aplicar o novo critério valerá o candidato a prefeito mais idoso.

Critério

Autor da proposta que muda a regra de escolha de prefeito em caso de empate, o deputado Sergio Souza (MDB-PR) defende que o critério guarda plena correlação com o fortalecimento do partido político enquanto instituição essencial à democracia brasileira. O projeto ainda será analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara. Depois seguirá para o Plenário da Casa. 

Tinha que ser agora

Se não bastassem os reajustes absurdos nas contas de energia praticados pela imponente Energisa, mesmo “investigada” por uma CPI na Assembleia Legislativa, agora mais essa:  começa a cobrança de tarifa nas praças de pedágio da MS-306. A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, responsável pela regulação e fiscalização do contrato de concessão da MS-306, autorizou a Way-306 a iniciar a cobrança de tarifa nas três praças de pedágio da MS-306 em Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, a partir da zero hora do dia 9.

Mão no bolso

Como explica a Agepan, o valor de R$ 10,00 para veículo de passeio (tarifa básica), corresponde à variação de 14,58% do IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo) no período entre setembro/2017 a dezembro/2020. Conforme previsto no Contrato de Concessão, esse reajuste atualiza o valor de referência que foi indicado nos estudos iniciais (R$ 8,72) para a data atual, com o início efetivo da cobrança de pedágio.

Curta no Facebook
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS