O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Janeiro de 2021
Publicidade
Últimas Notícias
Publicidade
Willams Araújo
Marcha

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus, prefeitos de todo país voltarão se mobilizar este ano de 4 a 7 de outubro durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que geralmente ocorre entre abril e maio de cada ano. Por causa da doença, a CNM (Confederação Nacional de Municípios), a qual a Assomasul é filiada, não realizou o maior evento municipalista da América Latina, quando os gestores vão à busca de recursos extras do governo federal e do apoio do Congresso Nacional visando aprovar matérias de interesse dos municípios. 

Prestígio
Prestígio

Apesar de estar na iminência de entregar a presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) no fim deste mês, Pedro Caravina foi convidado pelo presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Glademir Aroldi, para continuar na entidade municipalista como representante da região Centro-Oeste. Ex-prefeito da cidade de Bataguassu, Caravina teve notória passagem como membro titular do Conselho Político da Confederação que representa os 5.570 municípios brasileiros. 

Pulverizada
Pulverizada
Quatro senadores disputam a Presidência do Senado para os próximos dois anos, com eleição prevista para o início de fevereiro. Anunciaram as candidaturas Simone Tebet (MDB-MS), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Novas candidaturas podem ser apresentadas até o dia da eleição. Atual presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), se eleita, ela será a primeira mulher a presidir a Casa e o Congresso Nacional. Defende a harmonia entre os Poderes, o fortalecimento das instituições e o papel decisivo do Legislativo.
Celebridade

Simone Tebet é advogada e filha do ex-presidente do Senado Ramez Tebet (1936-2006). Ela iniciou a carreira política em 2002, como deputada estadual, após trabalhar 12 anos como professora universitária. Em 2004, foi a primeira mulher eleita para o executivo municipal e em 2008 foi reeleita para a prefeitura de Três Lagoas (MS). Também foi a primeira mulher a assumir o cargo de vice-governadora de Mato Grosso do Sul, na gestão do então governador André Puccinelli, em 2011. Foi ainda Secretária de Governo entre abril de 2013 e janeiro de 2014.

Laranja

O senador Kajuru anunciou que também está na disputa pela presidência, mas adiantou que vai apoiar a candidatura de Simone Tebet. De acordo com o senador, seu nome foi lançado como forma de “marcar posição” em pronunciamento que fará no dia da eleição como protesto à atual Presidência do Senado.  “Quando terminar eu direi o seguinte: não sou candidato, vocês aí podem ter melhores qualidades do que eu, mas vocês não têm uma qualidade que eu tenho: chama-se coragem”, afirmou.

Presencial

A Mesa Diretora decidiu que a eleição para o comando da Câmara dos Deputados será presencial para todos os parlamentares – sem possibilidade de votação remota para os deputados do grupo de risco – e acontecerá no dia 1º de fevereiro, provavelmente à noite. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a possibilidade de os deputados do grupo de risco votarem remotamente. Ele também queria que a eleição fosse realizada no dia 2. Foi voto vencido na reunião. 

Curta no Facebook
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS