O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Janeiro de 2020
Publicidade
Últimas Notícias
Publicidade
Willams Araújo
Mãos a obra

As eleições municipais de 2020 só ocorrerão em outubro, mas a contagem regressiva para o dia da votação começou no fim do ano passado, com a aprovação e a publicação das resoluções do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que normatizarão o pleito. As etapas do processo eleitoral estão descritas no cronograma previsto na Resolução TSE nº 23.606/2019, que estabelece, mês a mês, as datas do Calendário Eleitoral.

Brecha

A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril. Também em abril, no dia 4 – seis meses antes do pleito – esgota-se o prazo para que novas legendas sejam registradas na Justiça Eleitoral a tempo de lançarem candidatos próprios às eleições. 

Verde oliva
Verde oliva

Motivados pela onda bolsonarista que mudou radicalmente a política brasileira, oficiais militares se mobilizam em todo país com vistas às eleições municipais de outubro.  O sucesso de Jair Bolsonaro nas urnas durante o pleito rumo ao Palácio do Planalto empolgou seguidores e militantes de direita e ganhou força nos estados. Em Campo Grande, por exemplo, o deputado estadual Capitão Contar (PSL), campeão de votos na disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa, é cotado para enfrentar o prefeito Marquinhos Trad (PSD), em pré-campanha à reeleição. Se o projeto dará certo, só o tempo dirá! 

Fogo brando

Enquanto o alto tucanato garante oficializar em meados de abril apoio oficial ou não a candidatura do prefeito Marquinhos Trad, o PSD, comandado pela família Trad, promete definir sua política de alianças em junho, um mês antes da data na qual os partidos políticos devem realizar suas convenções para escolher os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais – prefeitos, vices e vereadores. Pelo jeito, os dois grupos políticos vão ganhar tempo para definir seus rumos. 

Convenções

As convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. Também a partir desta data, os candidatos passam a ter direito de resposta à divulgação de conteúdo difamatório, calunioso ou injurioso por qualquer veículo de comunicação social. Nesse mesmo dia, também é contabilizada a distribuição partidária dos assentos na Câmara dos Deputados para o cálculo do tempo da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Curta no Facebook
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS