O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Setembro de 2020
Publicidade

Bombeiros do PR chegam a MS para combater fogo no Pantanal e Cerrado

A força-tarefa do Estado vizinho chegou em seis viaturas.

16/09/2020 - 14h02

Campo Grande

Bombeiros do PR chegam a MS para combater fogo no Pantanal e Cerrado (Foto: Divulgação)

Vinte e nove militares do Corpo de Bombeiros do Paraná chegaram nesta quarta-feira (16) em Mato Grosso do Sul para reforçar o trabalho de combate aos incêndios florestais que atingem os biomas Pantanal e Cerrado. Eles se apresentaram  em Campo Grande e devem seguir ainda hoje para as cidades de Alcinópolis, Corumbá, Costa Rica e Ladário.


A força-tarefa do Estado vizinho chegou em seis viaturas. Segundo o comandante da equipe de trabalho do Paraná, tenente-coronel Ezequias de Paula Natal, outros 10 bombeiros devem chegar amanhã (17) a Mato Grosso do Sul. A segunda equipe virá com equipamentos de combate ao fogo e sete caminhões-tanque com capacidade total de armazenamento de 35 mil litros de água.


“Trouxemos especialistas em combate a incêndios florestais. Viemos com todo empenho para ajudar”, disse o tenente-coronel Natal. Segundo ele, essa é a terceira vez que os militares do Paraná vão ajudar a controlar incêndios florestais fora do Estado de origem. A primeira vez foi em 1998 em Roraima e a segunda em 2019 no Pará e no Amazonas.


O comandante-geral do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul, coronel Joilson Alves do Amaral, agradeceu o “empenho, vontade e garra” da corporação irmã. “Ajudar está na nossa essência. O trabalho aqui será o mesmo. Apenas o cenário que irá mudar”, exemplificou. Ele ainda adiantou que o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina está se mobilizando para mandar apoio para Mato Grosso do Sul.


Também hoje, o governador Romeu Zema, de Minas Gerais, confirmou ao governador Reinaldo Azambuja que vai enviar um helicóptero para contribuir com o trabalho de enfrentamento às chamas. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de MS, Jaime Verruck.


Estrutura operacional


Ação integrada do Governo do Estado com a União e a iniciativa privada tem combatido há meses os incêndios florestais. No Pantanal, a operação é coordenada pela Marinha com apoio do Corpo de Bombeiros e de brigadistas do Ibama/Prevfogo. Aviões, helicópteros, embarcações e caminhões pipa são utilizados no dia a dia dos combatentes.


Na região do Cerrado, militares do Corpo de Bombeiros e do Exército trabalham em conjunto com técnicos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Voluntários de empresas privadas da Costa Leste também lutam contra as queimadas. São pelo menos 500 pessoas dos setores sucroalcooleiro e de florestas plantadas.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS