O empresário brasileiro Joesley Batista, da J&F, teve encontro reservado com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na última sexta-feira (9), em Caracas.
O conglomerado da família Batista tem interesses comerciais com o país, sobretudo nos setores de alimentos e de energia.
Segundo a CNN apurou, os dois conversaram sobre a estabilidade do governo provisório, sobre o nível de apoio dado a Delcy pelo regime chavista após a captura de Nicolás Maduro e ainda sobre perspectivas de investimentos na Venezuela.
Embora não seja representante diplomático, político e nem enviado pelo governo brasileiro, Joesley mantém a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informada sobre essas movimentações em Caracas.
De acordo com relatos colhidos pela reportagem, Joesley tem repassado percepções positivas da conversa que teve com Delcy ao governo dos Estados Unidos, a empresários americanos e a políticos e investidores brasileiros.
Bate-volta
A CNN apurou detalhes da jornada de Joesley no "bate-volta" feito para encontrar a presidente da Venezuela. O brasileiro decolou de Washington a bordo do Bombardier Global 6000, matrícula PS-BJB, aeronave registrada em nome de seu irmão José Batista Júnior.
De acordo com registros do site FlightTradar 24, o voo partiu dos Estados Unidos na quinta-feira (8), às 21h58, em horário local, e pousou em Caracas às 2h52 do dia seguinte, já no fuso venezuelano.
Após seu encontro com Delcy Rodríguez, ele embarcou de volta para Washington na noite da própria sexta-feira (9), às 22h01, onde tocou o solo americano por volta de 1h15 de sábado (10), ambos horários locais.
Outro lado
Ao ser procurada pela CNN com todos os detalhes da apuração, a assessoria de comunicação da J&F respondeu: "Não vamos comentar".
O governo brasileiro também não comentou. (Com CNN)
