O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   30 de Abril de 2024
Publicidade

CBB anuncia saída do técnico de basquete masculino a 100 dias das Olimpíadas

Gustavo de Conti esteve à frente da seleção por dois anos e meio e a saída, segundo a CBB, foi de comum acordo

17/04/2024 - 17h02

Rio de Janeiro 

Com ge

Gustavo de Conti, técnico da seleção brasileira de basquete (Foto: CBB )

A CBB (Confederação Brasileira de Basketball) informou, em nota publicada nesta quarta-feira (17/4), que Gustavo De Conti não é mais o técnico da seleção masculina. 


O anúncio acontece faltando exatos cem dias para as Olimpíadas de Paris e 75 dias - ou dois meses e meio - para o Pré-Olímpico Masculino de Riga, na Letônia, que acontecerá de 2 a 7 de julho e é última chance de classificação da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de 2024. O novo treinador ainda não foi anunciado.


Gustavo de Conti esteve à frente da seleção por dois anos e meio e a saída, segundo a CBB, foi de comum acordo. No ano passadou, comandou a equipe que foi eliminada da Copa do Mundo de Basquete após uma derrota para a Letônia na fase classificatória e, assim, viu a classificação para as Olimpíadas escapar, dependendo do Pré-Olímpico.


Além dele, o Diretor Técnico de Seleções masculinas, Diego Jeleilate, deixou o cargo, sendo substituído por Victor Mansure, que já ocupava o cargo de Gerente de Seleções.


Leia o anúncio na integra:

A Confederação Brasileira de Basketball informa que Gustavo De Conti não é mais o técnico da Seleção Brasileira masculina adulta. A decisão foi tomada em comum acordo. A Basquete Brasil agradece o empenho e trabalho de Gustavo durante os últimos dois anos e meio à frente da Seleção e deseja boa sorte na sequência da carreira.


Nesta mesma data, Diego Jeleilate encerra sua passagem como Diretor Técnico das Seleções masculinas. Em seu lugar, chega Victor Mansure, que já ocupava o cargo de Gerente de Seleções. Victor tem passagens pela FIBA, NBA e pela própria CBB anteriormente. Desejamos sorte a ambos.


O novo treinador da Seleção Brasileira, visando o Pré-Olimpico de Riga, no mês de julho, onde buscaremos a vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, será anunciado em breve.


Vinte e quatro paises disputam as últimas quatro vagas para Paris, divididos em quatro torneios Pré-Olímpicos. O Brasil e mais cinco países vão brigar por uma vaga no Pré-Olímpico Masculino de Riga, na Letônia, que acontecerá de 2 a 7 de julho. A seleção brasileira está no grupo B, junto com Montenegro e Camarões. 


No grupo A, estão Letônia, Georgia e Filipinas. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase eliminatória, e o campeão do torneio de cada cidade se classifica para os Jogos Olímpicos. Já há até uma programação, sujeita a alterações:


Grupo A

2 de julho: Geórgia x Letônia

3 de julho: Letônia x Filipinas

4 de julho: Filipinas x Geórgia


Grupo B

2 de julho: Brasil x Montenegro

3 de julho: Montenegro x Camarões

4 de julho: Camarões x Brasil


Fase final

6 de julho: 2º Grupo B x 1º Grupo A

6 de julho: 1º Grupo B x 2º Grupo A


7 de julho: Final - O campeão conquista a vaga para as Olimpíadas.


Para entender as chances: na Copa do Mundo de Basquete de 2023, o Brasil terminou em 13º lugar, um pouquinho atrás de Montenegro, que ficou em 11º, e numa posição melhor do que as de Geórgia e Filipinas. Camarões sequer jogou o torneio. Por outro lado, a Letônia desponta como favorita após ter terminado a Copa do Mundo em 5º lugar, tendo derrotado o Brasil por 104 a 84 em partida da segunda fase da competição.


O basquete masculino brasileiro, que conquistou a medalha de bronze em três Jogos Olímpicos (1948, 1960 e 1964) não esteve em cinco edições de Olimpíadas desde 1936, incluindo Tóquio 2020.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online