O apresentador José Luiz Datena (PSDB) deu sinal verde ao PSDB para que ele seja o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo na eleição de outubro.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (15) pelo próprio apresentador ao g1, que disse que será o cabeça de chapa do partido no pleito deste ano.
O presidente municipal do PSDB em SP, José Aníbal, também confirmou o nome de Datena como candidato.
“Há 15 dias tivemos um jantar com o Datena e ele se disse desejoso e encorajado a encarar essa eleição. Nós ficamos felizes porque ele é uma grande liderança popular e já começamos as conversas internas para tentar viabilizar isso e construir uma robusta chapa de candidatos a vereador na cidade”, disse Aníbal ao g1.
Questionado se o partido não poderia se decepcionar com um possível recuo do apresentador em cima da hora, Aníbal afirmou que “não tem bola de cristal”.
“Até as convenções partidárias de julho tem muita conversa para acontecer, inclusive com outros partidos que já vínhamos conversando, como é o caso do PSB [da deputada Tabata Amaral]. Não tenho bola de cristal para saber o que vai acontecer no futuro. Mas durante toda a conversa que tivemos com o Datena, ele se mostrou decidido em encarar uma corrida eleitoral finalmente. E a gente confia nisso”, afirmou.
Ex-locutor e atual apresentador de programas policiais da Band, Datena se filiou ao PSDB no fim da janela partidária, em quatro de abril deste ano.
Anteriormente, ele estava no PSB e era cotado para ser vice na chapa da deputada federal Tabata Amaral, que também esteve no evento.
Com a filiação, o PSDB é a décima primeira legenda que Datena já foi filiado desde 1992.
O apresentador já fez parte de partidos como PT, o PP de Paulo Maluf, o antigo DEM e do novo União Brasil, além de PSC, PDT e MDB.
Há pelo menos uma década que o ex-locutor de Ribeirão Preto ensaia voo na política, mas desiste de última hora das candidaturas.
Apesar de todas as especulações em torno da aliança de Datena com Tabata Amaral, a pré-candidata do PSB afirmou ao g1 no dia da filiação do amigo ao PSDB que não desistiria da candidatura própria para dar lugar ao apresentar numa possível aliança das duas siglas.
“O nosso projeto está firme e forte, não vai ser retirado. A decisão da candidatura aqui em SP não é só da Tabata. É de todo um time que envolve Marcio França, Geraldo Alckmin. E claro que eu quero contar cada dia com mais apoio. Me honraria muito ter o Datena nessa posição de vice, ter o PSDB nessa construção com a gente, mas é importante ressalta que esse é um projeto do PSB, que está sendo colocado na rua há muito tempo e a gente não vai recuar”, afirmou na época.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), candidatas e candidatos do pleito de 2024 devem ser escolhidos oficialmennte nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
O 1° turno do pleito de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. Os eleitores voltam às urnas em 27 de outubro, caso haja 2º turno na cidade.
Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito de São Paulo já tem mais cinco pré-candidatos confirmados até aqui: o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), a deputada federal Tabata Amaral (PSB), Marina Helena (Novo) e Altino Prazeres (PSTU).