Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
Geral

Carnaval começa nesta sexta com blocos na Esplanada Ferroviária

A expectativa é que o espaço reúna cerca de 130 mil pessoas por dia, além de mais 20 mil pessoas nos dois dias de desfile das escolas de samba, na Praça do Papa.

Conjuntura Online
13/02/26 às 05h42
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carnaval de Campo Grande deve reunir 120 mil pessoas. (Foto: Divulgação)

O Carnaval de Campo Grande começa nesta sexta-feira (13), com abertura oficial na Esplanada Ferroviária, principal palco dos blocos de rua da Capital.

A expectativa é que o espaço reúna cerca de 130 mil pessoas por dia, além de mais 20 mil pessoas nos dois dias de desfile das escolas de samba, na Praça do Papa.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Valdir Gomes, a Prefeitura montou estrutura nos dois principais pontos da cidade para receber o público neste ano.

Entre as ações estão mais de 100 banheiros químicos instalados, limpeza reforçada após os eventos, grades e interdições viárias coordenadas pela Agetran. Confira os locais e as rotas aqui.

Com antecipação e organização, o município planejou todo o aparato para este ano, indo desde a organização do comércio de ambulante, segurança, trânsito e atendimento em saúde nos dois pontos, com equipes de urgência das 17h à meia-noite, nos dias de programação.

Quanto à segurança contará com atuação integrada da Polícia Militar, com cerca de 180 policiais por noite, além de Cavalaria e Batalhão de Choque. A Guarda Civil Metropolitana atuará com 300 agentes, 22 viaturas, 10 motos e um micro-ônibus como base móvel. A orientação é que os foliões aproveitem a programação com responsabilidade e atenção às recomendações dos órgãos de segurança.

Abertura dos blocos oficiais

Entre os blocos que abrem a folia nesta sexta-feira (13), está o Farofolia, maior bloco LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul, que traz como atração nacional a funkeira Valesca Popozuda.

“Nossa ideia foi conectar o funk do Rio de Janeiro às expressões carnavalescas do Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Em ano de Copa do Mundo, o encontro entre Carnaval, música popular e identidade nacional ganha ainda mais potência simbólica”, afirma o produtor Thallyson Perez.

No domingo (15) segue a vez, de um dos blocos mais esperados, o Capivara Blasé realiza programação nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Esplanada Ferroviária, com atrações musicais e espaço infantil, o Capivarinha, voltado a crianças de 5 a 12 anos, a partir das 15h.

“A nossa expectativa são as melhores possíveis para que a gente possa realizar uma grande festa e que essa grande festa possa repercutir no aquecimento da economia da cidade durante todos esses dias”, afirma o organizador Vitor Hugo Samudio.

O bloco contará ainda com ponto de apoio da Cruz Vermelha, área reservada para PCD e intérprete de Libras no palco principal.

Para Silvana Valu, responsável pelo Bloco Cordão Valu, a expectativa é a melhor possível. “São 20 anos do nosso bloco na rua e isso me emociona muito. A gente trabalha muito para entregar um Carnaval bonito, organizado e seguro. Espero ver a cidade feliz, as famílias na rua e essa energia linda que só o Carnaval de Campo Grande tem”. O Cordão Valu coloca o bloco na rua na segunda-feira (16).

Outros blocos também entram na folia

No sábado (14), das 9h às 14h, a Morada dos Baís recebe o bloco Acorda o Galo, com DJ TGB e Samba do Caramelo.
“O segundo ano sempre traz mais maturidade e mais reconhecimento do público. A expectativa é de uma manhã muito bonita, com participação diversa e um clima de alegria que é a marca do Acorda o Galo”, afirma a produtora Ana Ostapenko.

Já na segunda-feira (16), a Orla Morena recebe o bloco Cia Barra da Saia, das 15h às 22h, com programação voltada também para mães e crianças. “Carnaval não precisa ser sinônimo de sufoco. Pode ser abraço, memória e pertencimento”, afirma Angela Montealvão, idealizadora do bloco.

Escolas de samba

Já nesta quinta-feira (12), acontece o último dia de ensaio técnico das escolas de samba, na Praça do Papa, a partir das 19h, com Os Catedráticos do Samba, Deixa Falar e Cinderela Tradição.

No entanto, os desfiles oficiais serão realizados nos dias 16 e 17 de fevereiro, às 19h.

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.