O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Governo Bolsonaro orienta uso de cloroquina contra covid-19

Protocolo estende aplicação do remédio para casos leves do novo coronavírus

20/05/2020 - 11h29

De Brasília 

Vista do Palácio do Planalto em Brasília (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (20), um novo protocolo que orienta o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em casos leves da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus e que já matou cerca de 18 mil pessoas no Brasil.


Até então, a possibilidade de aplicação desses medicamentos, geralmente empregados contra malária e lúpus, era restrita a casos graves da covid-19. Assim como Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro é entusiasta do uso da cloroquina contra o novo coronavírus, embora não exista nenhuma comprovação científica de sua eficácia.


Segundo o protocolo, a cloroquina e a hidroxicloroquina podem ser usadas já a partir do primeiro dia de tratamento de pacientes com sintomas leves, que incluem coriza, diarreia, dor abdominal, febre, tosse, fadiga e dor de cabeça, sempre em combinação com a azitromicina, usada contra infecções respiratórias.


A aplicação dessas medicações está "condicionada à avaliação médica" e ao consentimento do paciente. O protocolo ainda admite, logo em seu segundo parágrafo, que "até o momento não existem evidências científicas robustas que possibilitem a indicação de terapia farmacológica específica para a covid-19".


O uso da cloroquina contra o novo coronavírus foi motivo de divergência entre Bolsonaro e os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Já o Conselho Federal de Medicina autoriza a aplicação do medicamento.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online