O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   31 de Outubro de 2020
Publicidade

MS ocupa 1º lugar no ranking de transparência sobre coronavírus

Investimentos no combate ao coronavírus com auxílio de tecnologia chega a R$ 1 milhão em seis meses

17/09/2020 - 10h21

Campo Grande

O secretário de Saúde, Geraldo Resende (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul ocupa há cinco semanas consecutivas o primeiro lugar do Índice da Transparência da Covid-19, do Instituto Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia a qualidade dos dados e informações publicados em portais oficiais relativos ao Coronavírus. 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, investiu mais de R$ 1 milhão em tecnologia e inovação que oportunizou à população acesso a resultados de testes por SMS, e-mails ou site, até doações de equipamentos e materiais destinados ao combate à Covid-19.


Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, isto demostra o empenho da equipe da Secretaria em ações ao combate a propagação do vírus no Estado. 


“Isto é muito importante para o Mato Grosso do Sul, essa colocação foi uma construção de uma equipe, principalmente, neste novo momento em que vivemos. O Governo do Estado, por meio da SES, impõe a construção de uma saúde de qualidade. A tecnologia de informação dá o acesso ao cidadão às informações mais transparentes, com disponibilização de todos os dados e isto faz parte do enfrentamento da Covid-19”.


Resende destaca ainda que “quanto mais informações nós fornecemos, mais nós vamos dar instrumento à população para que possa se prevenir e seguir aquilo que é recomendável junto às autoridades de saúde. E isto é uma conquista coletiva, que quero repartir com todos membros da nossa equipe, demostra que a equipe está sintonizada com aquilo que o Governo do Estado e o secretário esperam”.


Com o advento da pandemia, o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola de Freitas, explica que a equipe teve por determinação do secretário Geraldo Resende, de encontrar sistemas para criar produtos que atendessem a demanda e garantindo assim qualidade, eficiência e transparência nos resultados.


“Diante de uma nova situação, nos empenhamos em desenvolver ações que dessem resultados em um curto espaço de tempo. A nossa equipe trabalhou finais de semana, por muitas vezes, de madrugada, para que pudéssemos ter um produto de excelência. E isso foi muito significativo e satisfatório para nós”, avalia Marcos.


Em operação desde março, o Portal do Coronavírus, na aba ‘Informações COVID-19’, reúne todos os produtos criados pela SES que se tornaram ferramentas importantes na vida de milhares de sul-mato-grossenses. É possível ter acesso ao Boletim Epidemiológico diário divulgado, inclusive, pela live na página oficial do Governo do Estado. Um QR Code permite que as pessoas sejam direcionadas ao Portal para conferir os microdados sobre a evolução da doença no Estado.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS