Em 2015, o aclamado autor Gilberto Braga fez um corajoso desabafo ao jornal ‘O Globo’.
“Sofro a humilhação pública diária de perder para a novela das 7”, lamentou, assumindo a rejeição sofrida por sua ‘Babilônia’ diante do sucesso de ‘I Love Paraisópolis’.
Uma década depois, o aguardado remake de ‘Vale Tudo’ passa por situação idêntica: é frequentemente derrotado.
Na segunda-feira (12) marcou 21.8 pontos, ficando atrás do ‘Jornal Nacional’ (23.5), da novela das 19h 'Dona de Mim' (22.5) e também da trama das 18h ‘Garota do Momento’ (22.1).
Um novelão das 9 amargar o 4º lugar na audiência no horário nobre dispara um alarme na Globo.
Nos últimos 13 capítulos, o folhetim estrelado por Taís Araújo (Raquel) e Bella Campos (Maria de Fátima) ficou em 1º lugar no ranking apenas cinco vezes, dois deles empatados com ‘Dona de Mim’, que pontuou acima seis vezes.
Há 1 mês e meio no ar, ‘Vale Tudo’ flerta com uma crise de público. Aliás, crise continuada, já que a antecessora, ‘Mania de Você’, terminou com recorde negativo (média geral: 21.2 pontos).
A Globo investiu alto no remake, encomendado como parte das comemorações de seus 60 anos. A euforia inicial deu lugar à frustração.
Ainda é cedo para falar em fracasso no Ibope. Há tempo suficiente para correções no roteiro – ainda que descaracterizem a história original – a fim de tentar atrair mais noveleiros. (Com Entretê)