O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Abril de 2024
Publicidade

Assomasul quer dedicação especial dos prefeitos na campanha de vacinação

Lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 5, a campanha segue até o dia 30 deste mês.

14/10/2020 - 17h36

Campo Grande

Diretoria da Assomasul em recente reunião (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo


Parceira do Rotary Club Campo Grande e de outras instituições, a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) quer prefeitos e prefeitas dedicados na ‘Campanha de Vacinação’ visando colocar em dia a imunização de crianças e adolescentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.


O presidente da entidade e prefeito da cidade de Bataguassu, Pedro Caravina, reforça o alerta sobre a importância do calendário de vacinação atualizado.


Lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 5, a campanha segue até o dia 30 deste mês.


‘É de extrema importância à participação de todos nessa mobilização que reúne vários parceiros, incluindo, evidentemente, os secretários municipais de Saúde, para que possamos atingir a meta de vacinação almejada”, sugere o dirigente municipalista.


Há dias, Caravina se reuniu com o vice-presidente do Rotary Club Campo Grande, Lucimar Lacerda, e com o médico Hélio Mandetta, com quem traçou estratégia de atuação na campanha deste ano nos 79 municípios do Estado.


De acordo com informações do Rotary, responsável pela coordenação estratégica da mobilização em Mato Grosso do Sul, o Dia D de Imunização ocorre no sábado (17), quando todas as unidades de saúde de Campo Grande estarão abertas das 7h às 17h para aqueles que não conseguiram procurar os locais durante a semana.


Ao todo, 18 vacinas serão disponibilizadas à população.


A Secretaria Estadual de Saúde alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita.


Conforme a pasta, no Estado, 160 mil doses de vacinas foram distribuídas para todos os municípios.

A campanha busca vacinar crianças de 12 meses a menores de 5 anos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus. A única forma de prevenção é manter a imunização. A meta é vacinar 95% das crianças nesta faixa etária.


Outro foco é atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. 


As unidades mantêm protocolo de higienização e prevenção, com medidas para evitar a disseminação de Covid-19, seguindo os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde.


Em Campo Grande, segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação pode ser feita em todas as 71 Unidades Básicas de Saúde, com atendimento das 7h às 17h. 


Este mesmo horário será mantido no sábado, dia 17, quando os postos continuarão abertos para atualização das vacinações. 


Veja quais são as vacinas disponíveis:


Vacinas disponibilizadas para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) *vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.


Vacinas disponibilizadas para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente* (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online