A Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familia) de Dourados fez uma nova entrega de alimentos do PAA Indígena (Programa de Aquisição de Alimentos) na Reserva Indígena, na Escola Municipal Tengatuí Marangatu, na terça-feira (20).
Desta vez, o total de 5.180,8 kg de alimentos foi entregue à comunidade, que poderá desfrutar de mais diversidade e qualidade à mesa.
Com esta entrega somada a outras duas realizadas anteriormente em janeiro, são quase 15 toneladas de produtos entregues para a comunidade indígena.
Nesta semana, a distribuição incluiu itens como milho verde espiga, quiabo, limão rosa, limão taiti, abacate, manga, abóbora e banana nanica. Os alimentos frescos e de qualidade são adquiridos de pequenos agricultores pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e destinados a pessoas e entidades em situação de vulnerabilidade.
São itens entregues ‘direto do campo’ pela Semaf, que tem priorizado famílias da agricultura indígena, conforme determinação do prefeito Marçal Filho. O volume expressivo de alimentos reforça o papel do PAA Indígena tanto no combate à insegurança alimentar quanto na geração de renda para os produtores locais.
A ação integra um investimento de R$ 1,3 milhão do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, e é executada em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Atualmente, 224 famílias indígenas estão cadastradas no programa, responsáveis pelo fornecimento de frutas, legumes, hortaliças e produtos artesanais, como pães, todos produzidos dentro da própria comunidade.
As entregas deste início de ano foram concentradas em locais estratégicos da Reserva Indígena, sendo o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Indígena Bororó e Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu. A gestão e o controle do fluxo dos alimentos e da documentação em Dourados são realizados pela Semaf, em articulação com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
