O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   26 de Abril de 2024
Publicidade

MS discute Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Evento ocorre entre os dias 5 e 6 de dezembro, em Campo Grande (MS).

28/11/2019 - 14h55

Campo Grande

MS discute Planos Municipais de Resíduos Sólidos (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de formar multiplicadores, Jardim e Chapadão com Sul promovem mais uma etapa do Treinamento de Representantes Municipais para Elaboração, Revisão e Implementação de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.


A CNM (Confederação Nacional de Municípios) recomenda a participação dos gestores locais no evento, que ocorre entre os dias 5 e 6 de dezembro, em Campo Grande (MS).


O treinamento terá como foco a capacitação recebida durante formação técnica ocorrida na Suécia em junho de 2019.


Entre as metas do encontro está a de multiplicar o conhecimento e fomentar ações de cooperação, apresentar formas de financiamento, técnicas de comunicação, boas práticas nacionais e internacionais, compartilhamento de ferramentas para gestão adequada de resíduos sólidos, dentre outros temas que serão abordados.


A CNM reforça que a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei 12305/2010, tem o plano como uma das principais obrigações municipais em gestão de resíduos.


Ele abrange o diagnóstico local e todas as ações necessárias para realizar a gestão de resíduos sólidos com foco no desenvolvimento sustentável por meio de uma visão sistêmica que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.


O prazo estabelecido para tal obrigatoriedade encerrou em agosto de 2012 e, desde então, os municípios estão impedidos de receber recursos da União para a área de resíduos sólidos, seja para elaborar planos ou implantar coleta seletiva, compostagem e aterros sanitários.


Dessa forma, elaborar e manter atualizado o plano é uma obrigação municipal fundamental e que requer apoio técnico para ser cumprida. Com  Agência CNM.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online