O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

Prefeito concede 5% de reajuste salarial aos servidores públicos de Caarapó

Índice foi definido após reunião entre o prefeito e os vereadores, ocorrida na manhã de segunda-feira (29), na prefeitura.

02/05/2019 - 09h25

Campo Grande

Prefeito durante reunião com os vereadores (Foto: Dilermano Alves)

Os servidores públicos municipais de Caarapó terão reajuste salarial de 5%. Esse é o índice definido após reunião entre o prefeito André Nezzi e os vereadores, ocorrida na manhã de segunda-feira (29), na prefeitura.


De acordo com André Nezzi, a proposta inicial era de 4,17%. “Porém, após diálogo com a Câmara e categorias do funcionalismo municipal, entre elas o Simted, resolvemos conceder os 5% propostos”, disse o prefeito.


A área jurídica da prefeitura já foi orientada a redigir o projeto de lei com a proposta de reajuste, que será enviado para apreciação do Poder Legislativo municipal ainda no decorrer desta semana. Conforme o chefe do Poder Executivo municipal, o reajuste será retroativo a janeiro deste ano.


“O índice que estamos propondo está entre os cinco maiores do Estado, de acordo com levantamento do nosso setor financeiro”, esclareceu o prefeito, acrescentando que “esse reajuste só está sendo possível porque conseguimos reequilibrar as finanças municipais, adequando a nossa folha de pagamento aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”.


André Nezzi  afirma que, de início, teve de promover um choque de gestão na administração, adotando medidas impopulares, mas consideradas cruciais para o momento: cortou salários de servidores em função de confiança, reduziu funções gratificadas e proibiu contratações temporárias sem a devida comprovação de necessidade.


Passados sete meses, os frutos começam a aparecer: dívida zerada com a Previdência própria dos servidores, folha salarial abaixo de 50% da receita corrente líquida, dívidas com fornecedores liquidadas de acordo com planejamento de parcelas, investimentos na área de saúde com ampliação do quadro de profissionais médicos, reservas de recursos para investimentos - neste mês, o saldo já passava de R$ 2 milhões.


Um dos grandes ganhos proporcionados pelas medidas de austeridade adotadas pelo atual dirigente municipal de Caarapó está diretamente relacionado ao aporte financeiro de R$ 15 milhões que o município deverá receber nos próximos meses. Trata-se de verba federal, por operação de crédito, para desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana de pavimentação asfáltica e drenagem na sede do município.


O prefeito esclarece que esse projeto era um sonho iniciado junto com o ex-prefeito Mário Valério, contando com apoio de todos os vereadores. 


“A sua viabilização só foi possível devido ao trabalho da nossa equipe, principalmente no fim do ano, quando tivemos que tomar medidas enérgicas para enquadrar nossa folha de pagamento - hoje equilibrada -, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal; tirar o município do Cauc – uma espécie de SPC dos municípios junto ao governo federal - e comprovar equilíbrio financeiro para ter o aporte de receber e executar projetos dessa magnitude, sendo o maior investimento em infraestrutura da história do município até aqui”, observou o dirigente.


Soma-se às conquistas elencadas pelo prefeito a concessão do reajuste salarial proposto, que certamente agregará maior poder de compra aos vencimentos do funcionalismo público municipal de Caarapó.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online