A Prefeitura de Dourados lançou na quinta-feira (6) o IPTU Digital, ferramenta que substituirá os carnês impressos a partir de janeiro de 2026.
O sistema permitirá que contribuintes emitam as guias de pagamento diretamente pelo site oficial ou pela assistente virtual “Doura”, que integrará a Central do Cidadão de forma online.
Segundo a secretária de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio, a mudança deve gerar economia aos cofres públicos, reduzir o impacto ambiental e modernizar o atendimento.
Um levantamento da pasta apontou gasto de R$ 4 milhões com impressão e envio dos carnês nos últimos quatro anos. Além disso, 60% dos contribuintes já pagam o imposto via PIX, e cerca de 10% dos carnês são devolvidos pelos Correios por falhas de entrega.
“Com o IPTU Digital, deixaremos de gastar com impressão e postagem, aplicando esses recursos em serviços para a população”, destacou Suelen, lembrando que a iniciativa segue determinação do prefeito Marçal Filho de priorizar eficiência e sustentabilidade.
Para garantir o acesso de todos, a Semfaz criará pontos de apoio descentralizados em bairros e distritos, com orientação e impressão de boletos para quem preferir o atendimento presencial.
“Nosso objetivo é modernizar sem perder o atendimento humanizado”, reforçou Jaime Ribeiro, gerente do Cadastro Imobiliário.
Além da economia e da praticidade, o IPTU Digital reduzirá o consumo de papel e o impacto ambiental, evitando extravios e danos causados pela chuva.
O serviço estará disponível no portal www.dourados.ms.gov.br, com início das operações presenciais e da assistente virtual Doura em janeiro de 2026.
