O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   26 de Abril de 2024
Publicidade

Reunião de prefeitos atrai representantes da Assembleia e do governo

Tiveram participação o deputado Barbosinha (DEM), líder do governo na AL, o diretor do Detran-MS, Luiz Rocha, e o secretário de Saúde, Geraldo Resende.

18/06/2019 - 19h03

Willams Araújo 

Caravina fala na reunião (Foto: Edson Ribeiro)

Os prefeitos se reuniram na tarde desta terça-feira (18) na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, para encaminhar  algumas questões pontuais relacionadas ao TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) e discutir matérias de interesse dos municípios em tramitação no Congresso Nacional.


Entre os assuntos da pauta da assembléia-geral convocada pelo presidente da entidade, Pedro Caravina, destacaram-se o novo cálculo para índice da folha de pagamento, a unificação das eleições no país e a inspeção do transporte escolar.


Outros temas como o aumento de 1% no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e a inclusão de estados e municípios no texto da reforma da Previdência também foram tratados na reunião.

São matérias que constam da pauta municipalista que há anos estão sendo discutidas pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) e pelas entidades regionais com apoio de parlamentares.


Tiveram participação importante em parte do encontro o deputado estadual Barbosinha (DEM), líder do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na Assembleia Legislativa, o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Nacional de Trânsito de MS), Luiz Rocha, e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.


Resende veio pedir apoio dos prefeitos visando a implantação de um projeto piloto, o Planifica SUS, com apoio de profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein.


O projeto começará, segundo o secretário, nas microrregiões de Aquidauana e Jardim, mas a ideia é implantar em todos os municípios até junho de 2020.


Uma das conquistas dos municípios foi à edição de nova portaria estendendo o prazo para inspeção veicular no transporte escolar até 16 de setembro, a ser feita pelo Detran-MS.


A delegada Sidneia Tobias falou sobre a instalação da “Sala Lilás” nas delegacias de Polícia Civil nos municípios -- um espaço diferenciado para o atendimento e registro de ocorrências que envolvam casos de violência doméstica e familiar.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online