Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Política

Cassação do senador Jorge Seif entra na pauta do TSE

Coligação adversária acusa o parlamentar de abuso de poder econômico por uso da estrutura da Havan na campanha de 2022

Conjuntura Online
29/01/26 às 15h51
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jorge Seif, do PL de Santa Catarina (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) marcou para a próxima quinta-feira (5) o julgamento de um recurso que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC), por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022.

O processo foi movido pela coligação PSD, Patriota e União Brasil contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que rejeitou a cassação do mandato e arquivou o caso em 2023.

À época, a acusação era de que Seif obteve vantagem econômica para sua campanha ao Senado em 2022 com apoio de empresários e de um sindicato do estado, sem declarar os benefícios ao TSE.

Entre as acusações de abuso estão o uso da estrutura material e de pessoal da Havan — especificamente canais oficiais da empresa para veiculação de campanha, sala de gravação de lives e vídeos para redes sociais, além da utilização de funcionários para promoção eleitoral.
Jorge Seif também teria se beneficiado da estrutura da rede no estado ao utilizar aeronaves da empresa. Uma investigação complementar confirmou que o então candidato ao Senado usou os veículos aéreos durante o período eleitoral.

A ação foi referendada pela PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral), que deu parecer favorável à cassação de Seif e de seus suplentes. Caso a chapa inteira seja cassada, caberá ao TSE determinar a realização de uma nova eleição em Santa Catarina.

Em nota, Jorge Seif disse estar tranquilo e afirmou que o caso foi julgado improcedente duas vezes no estado e que as diligências em Brasília não encontraram nenhuma irregularidade.

“Sigo tranquilo e confiante de que a Justiça confirmará a improcedência da ação e reafirmará que não houve irregularidades durante o processo eleitoral”, declarou. (Com informações da Jovem Pan)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.