O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   26 de Abril de 2024
Publicidade

Com Simone Tebet, MDB comandará três comissões temáticas no Senado

Confirmação sobre o comando dos colegiados foi feito hoje pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP)

12/02/2019 - 18h11

De Brasília 

Simone Tebet (MDB-MS) deve comandar a CCJ do Senado (Foto: Reprodução)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta terça-feira (12) a distribuição da presidência das comissões temáticas da Casa. O anúncio foi feito após reunião de líderes na residência oficial do senador do DEM.


Segundo o presidente do Senado, o MDB ficará com a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), considerada a comissão mais importante da Casa. A indicação provável é o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS).


O colegiado é responsável pela análise dos principais projetos, de PECs (propostas de emenda à Constituição), como a reforma da Previdência, e textos que fazem, por exemplo, alterações na legislação penal.


Além da CCJ, o MDB também comandará a Comissão Mista de Orçamento, colegiado composto por deputados e senadores e responsável por analisar projetos orçamentários da União, como o LDO (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).


Outra comissão que ficará sob comando do MDB será a de Educação.


Dois partidos comandarão duas comissões cada no Senado: PSD e PSDB.


De acordo com Alcolumbre, o PSD ficará com as comissões de CAE (Assuntos Econômicos) e de Relações Exteriores (CRE).


Já o PSDB terá o comando das comissões de Desenvolvimento Regional (CDR) e de Fiscalização e Controle (CFC).


A escolha dos presidentes de cada comissão se dará, segundo Alcolumbre, por "aclamação", já que houve acordo entre os líderes para a composição do comando dos colegiados.


"Hoje nessa reunião, em mais uma reunião de discussão das composições, se chegou a um consenso na votação das 13 comissões do Senado Federal no dia de amanhã. Já estou encaminhando para os líderes, para que eles possam fazer, não só os líderes, mas o bloco, a indicação dos seus membros em todas as comissões pra que a gente possa fazer amanhã, não a votação, mas a aclamação dos presidentes e vice-presidentes das 13 comissões do Senado", disse Alcolumbre ao final da reunião.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online