O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   26 de Abril de 2024
Publicidade

Conselho da Mulher promove palestra na Emha sobre violência doméstica

O ciclo de palestra é uma campanha mundial com abordagem de assuntos relacionados à violência contra a mulher

26/11/2015 - 17h38

CG Notícias 

Ciclo de palestra começou ontem (Foto: Divulgação )

O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) iniciou nesta quinta-feira (26) o ciclo de palestra para as mulheres com o tema: “Violência doméstica e mudança comportamental”. 


O ciclo de palestra é uma campanha mundial com abordagem de assuntos relacionados à violência contra a mulher. Mundialmente, começou na quarta-feira (25)  e vai até o dia 10 de dezembro. Na Prefeitura de Campo Grande, as funcionárias da Emha (Empresa Municipal de Habitação) foram as primeiras a receber as palestrantes, 


As palestrantes são as conselheiras Giedre Paula, pedagoga, Coach de mulheres, master em Programação Neurolinguística e empresária da Educação e Iacita de Azamor Pionti, advogada, militante dos movimentos sociais e de defesa da mulher, atualmente presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.


Durante a palestra, Iacita de Azamor Pionti fez uma apresentação das estatísticas das agressões que as mulheres vêm sofrendo nos últimos anos. 


“Esses dados só podem mudar com as denúncias feitas por parte das mulheres que sofrem agressões. Nosso objetivo é mostrar para as servidoras quais são os tipos de violência, não somente físicas, mas muitas vezes psicológicas. Todos os casos devem ser denunciados na Delegacia da Mulher, localizada na Casa da Mulher Brasileira que tem toda a estrutura e suporte necessário para atender mulheres vítimas de violência”, lembrou.


A conselheira Giedre Paula disse que a palestra tem a finalidade para modificar as atitudes das mulheres. “Que as mulheres façam valer seus direitos. Nós queremos a igualdade com os homens e caminhar lado a lado, tanto nas decisões do dia-a-dia como também na vida familiar. Com pequenas atitudes, nós podemos modificar para melhor a vida das mulheres”, comentou.


Para o diretor-presidente da Emha, Dirceu Peters a palestra foi muito importante por ter a participação e presença de homens e mulheres da Agência de Habitação. “Nós trabalhamos com mais de 40 mulheres. Esta palestra é importante porque elas serão multiplicadoras e saberão como evitar as agressões e a violência,” disse Dirceu que agradeceu a presença das palestrantes na Emha.


A secretária municipal de Políticas para as Mulheres Leyde Alves Pedroso disse que os índices de violência contra as mulheres são alarmantes e reuniões como a realizada na Emha são esclarecedoras. 


“Na gestão do prefeito Alcides Bernal, as mulheres terão todo o direito de sugerir e fazer suas reclamações. Vamos continuar trabalhando para aumentar o número de mulheres na rede de atenção e, num breve e curto espaço de tempo, minimizar os casos de agressões. A equipe do Conselho das Mulheres está de parabéns por esta iniciativa e realizar um importante evento como este", elogiou.

A funcionária Iara Santana foi a idealizadora em levar a palestra até a Agência Municipal de Habitação. “Falei com o diretor-presidente Dirceu Peters e imediatamente ele aprovou a ideia. “Considero esta palestra importante. Este é um tema que vem sendo discutido na atualidade e nós queremos, com a realização desta palestra, conscientizar as mulheres de seus direitos. Por trabalhar com o público, elas terão condições de multiplicar esta ideia”, considera.


A palestra contou com a presença da presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres da OAB/MS, Tâmara Sanches.


Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online