O ex-ministro das Relações Exteriores do Peru, Augusto Blacker Miller, morreu em um hospital penitenciário do Rio de Janeiro. A morte de Miller, que aconteceu no final do mês passado, foi confirmada à agência de notícias Reuters pela Secretaria de Administração Penitenciária, nesta segunda-feira (2).
Em dezembro do último ano, a Polícia Federal prendeu o ex-ministro, na zona Sul do Rio de Janeiro. O homem, de 80 anos, estava foragido da Justiça albanesa por fraude e era procurado há sete anos.
Segundo a secretaria, Miller morreu em 23 de janeiro no Hospital Penal Hamilton Agostinho, no Complexo Penitenciário de Gericinó, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Prisão do ex-ministro
Blacker Miller teve seu nome incluído na lista da Difusão Vermelha da Interpol após, segundo as autoridades albanesas, praticar fraudes, crime cuja pena é equivalente a oito anos de prisão.
Segundo a PF, a ação que prendeu Blacker Miller teve o apoio de agentes do Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio de Janeiro, com auxílio de policiais federais do Setor de Capturas Internacionais da Diretoria de Cooperação Internacional de Brasília.
O preso foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permaneceu antes da extradição definitiva para a Albânia. (Da Reuters)
