Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026
Política

OAB elogia Messias e defende o indicado de Lula ao STF

Presidente da entidade diz que nome de Messias fortalece a advocacia e a defesa da Constituição no Supremo

Conjuntura Online
02/02/26 às 15h35
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Beto Simonetti, presidente da OAB, durante posse de Edson Fachin como presidente do STF, em Brasília, 29 de setembro de 2025 (Reprodução/TV Justiça)

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti, defendeu a indicação do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para a vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta segunda-feira (02).

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apontou Messias para ocupar o cargo após a saída do ex-ministro da Corte Luís Barroso.

Durante discurso na solenidade que marcou a retomada oficial dos trabalhos do Supremo após o recesso do fim de ano, Simonetti celebrou a indicação e destacou a importância do nome para a advocacia e para a democracia.

"Cumprimento com a permissão de vossa excelência, Sr. Presidente, nesta sessão, o advogado geral da União, Jorge Messias. É uma alegria para a Advocacia, ver seu nome indicado ao Supremo Tribunal Federal.

Desejamos […] na sabatina que se aproxima, sendo certo que sua judicatura em muito irá contribuir à garantia do Supremo Tribunal Federal em seu trabalho de defesa da Constituição, da democracia e também da Advocacia", disse o presidente da OAB.

Simonetti discursava ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), responsável por conduzir o processo de análise da indicação de Messias na Casa Legislativa. Cabe ao Senado aprovar o nome indicado pelo presidente da República para ocupar uma cadeira no STF.

O STF é composto por 11 ministros. Desde outubro, quando Luís Roberto Barroso antecipou sua aposentadoria e deixou o tribunal, a Corte conta com dez ministros em atuação aguardando a análise do nome do indicado de Lula.

A expectativa no STF e no entorno de Messias é a de que a sabatina do ministro deve ser marcada para depois do Carnaval. A tendência no Senado é de votar a indicação no plenário da Casa no mesmo dia, tão logo a sabatina seja concluída.


Lula indicou Messias para o STF em novembro do ano passado. Diante dos recados de que a escolha enfrentava resistência entre os senadores, o presidente deixou de enviar a mensagem presidencial ao Senado. (Com CNN - Brasília)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.