Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
Política

Irã e Rússia desenvolvem exercícios militares no Estreito de Ormuz 

Segundo o governo russo, os exercícios foram planejados antes da escalada de tensão entre o governo iraniano e os Estados Unidos

Conjuntura Online
19/02/26 às 13h59
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exercício militar do Irã e da Rússia no Estreito de Ormuz. (Foto: Divulgação/WANA)

O Irã e a Rússia realizaram nesta quinta-feira (19) um exercício militar naval no Estreito de Ormuz. O comunicado sobre o treinamento foi feito nessa quarta-feira (18).

Apesar disso, segundo o governo russo, os exercícios foram planejados antes da escalada de tensão entre o governo iraniano e os Estados Unidos, que aumentou sua presença militar na região do Oriente Médio.

Nesta quinta, o governo russo pediu moderação de ambos os lados para um possível conflito. Moscou afirmou estar desenvolvendo relações com o regime, ao mesmo tempo em que alertou Teerã 'e outras partes' para que exerçam 'moderação e prudência'.

Um comunicado esclareceu que os exercícios navais foram planejados com bastante antecedência em relação às tensões atuais.

O comandante da Marinha iraniana, Hassan Maghsoodloo, disse anteriormente à mídia iraniana que os exercícios teriam como foco o combate a 'atividades que ameaçam a segurança marítima', incluindo o 'terrorismo marítimo'.

Nesta quinta, o governo do Irã também emitiu um alerta em que está planejando lançar foguetes no sul do país. A informação foi divulgada em um alerta Notam, feito para pilotos, que fornece avisos de segurança e do espaço aéreo.

Os dados estão no site da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.

Não houve nenhuma explicação para os possíveis lançamentos, mas, se ocorrerem, serão em um momento de grande tensão com o governo Trump para um possível ataque.

Os EUA, além de posicionarem os navios de guerra perto da costa iraniana, também vem pressionando o país cada vez mais para um acordo. Nessa quarta-feira (18), o vice-presidente JD Vance disse que o governo Trump avalia se continua a diplomacia ou busca outras opções.

Governo Trump envia armamentos adicionais e mais navios de guerra para Oriente Médio, diz TV

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está enviando uma carga adicional de armamentos, além de mais navios de guerra, sistemas de defesa aérea e submarinos, para o Oriente Médio em preparação ao ataque contra o Irã. A decisão ainda não está tomada por Donald Trump, mas é fortemente analisada.

A informação está em uma reportagem da rede de TV NBC News.

O aumento do poderio militar ocorre em um momento em que os EUA e o Irã ainda buscam negociações diplomáticas que poderiam ajudar a evitar um conflito.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, disse que as conversas recentes tiveram um 'bom progresso'. Por outro lado, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse na quarta-feira que 'houve algum progresso' nas negociações, mas que 'ainda há muitos detalhes a serem discutidos'.

A NBC relata, através de fontes, que os principais assessores de segurança de Trump se reuniram nessa quarta-feira (18) na Sala de Situação da Casa Branca para discutir o Irã. Nenhuma decisão final sobre uma possível ação militar foi tomada, disse o funcionário, enquanto os EUA aguardam uma resposta por escrito do Irã que poderá abordar algumas das áreas de divergência ainda em aberto.

Autoridades sinalizaram na reunião que todas as forças militares americanas necessárias para uma possível ação estariam posicionadas até meados de março.

Enquanto isso, o USS Gerald R. Ford, o segundo porta-aviões que Trump está enviando ao Oriente Médio, e seus navios de escolta estão navegando pelo Oceano Atlântico em direção ao Mar Mediterrâneo, de acordo com autoridades americanas. A chegada deles está prevista para os próximos dias, e um submarino nuclear permanece no Mediterrâneo.

Eles se juntarão ao USS Abraham Lincoln e aos navios auxiliares que formam seu grupo de ataque de porta-aviões no Golfo Pérsico. (Com CBN)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.