O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   26 de Abril de 2024
Publicidade

Moro diz que criminalização do caixa 2 será apresentada como texto à parte

Expectativa é que projeto seja enviado hoje ao Congresso.

19/02/2019 - 09h27

G1

O ministro da Justiça e da Segurança Pública (Foto: Reprodução/G1)

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse nesta terça-feira (19), em entrevista à rádio CBN, que a criminalização do caixa 2 vai ser apresentada ao Congresso como um texto à parte, ao lado do pacote anticrime e anticorrupção.


A expectativa é a de que Moro leve o pacote ao Congresso nesta terça. A proposta, apresentada por ele no início do mês, prevê mudanças na legislação para combater corrupção, crime organizado e crimes violentos.


Inicialmente, todas os itens do pacote seriam apresentados num texto só. Mas o ministro explicou que o governo optou pelo fatiamento das propostas, diante de reclamações de políticos que se sentiriam "incomodados" com a tramitação da criminalização do caixa 2 junto com endurecimento da legislação contra o crime organizado e corrupção.


"De outro lado, vieram reclamações que o caixa 2, embora seja crime grave, havia alguns políticos que se sentiram incomodados de isso ser tratado juntamente com crime organizado", afirmou Moro.


"Vamos colocar separado, mas isso vai ser enviado junto ao Congresso. O governo está ouvindo os parlamentares e está atendendo o que são reclamações razoáveis", completou o ministro.


Moro disse ainda que alguns outros pontos do pacote também vão ser apresentados em um texto à parte. Ele não especificou quais, mas disse que são itens que devem ser tratados como projeto de lei complementar.


"Inicialmente iríamos apresentar um único texto. A ideia é que corrupção, crime violento, crime organizado estão relacionados. Depois teve a compreensão de que uma parte precisaria ser por lei complementar. Separamos a parte da lei complementar", explicou o ministro.


Na semana passada, o Ministério da Justiça apresentou uma atualização do pacote anticrime. Nela, estavam em um projeto de lei complementar medidas para facilitar o julgamento de crimes com autoridades com foro privilegiado.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online