Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026
Política

Nelsinho integra comissão responsável por supervisionar inteligência federal

Com atuação em temas de fronteira e política externa, parlamentar passa a comandar um dos órgãos mais estratégicos do Congresso

Conjuntura Online
06/02/26 às 19h04
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS). (Foto: Agência Senado)

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) passa a integrar novamente o núcleo do Congresso Nacional responsável por acompanhar as ações de inteligência do país.

Com a retomada dos trabalhos legislativos, ele assume a presidência da CCAI (Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência), instância que exerce fiscalização direta sobre a atuação dos principais órgãos federais da área.

O colegiado funciona como um mecanismo de controle institucional sobre operações sensíveis conduzidas pelo Estado, incluindo atividades da Agência Brasileira de Inteligência, das Forças Armadas e da Polícia Federal.

A comissão tem poderes para convocar autoridades, solicitar informações e acompanhar medidas estratégicas relacionadas à segurança nacional.

A presença de um representante de Mato Grosso do Sul no comando da comissão ganha relevância diante da realidade de fronteira do Estado, onde crimes de caráter transnacional exigem respostas articuladas e baseadas em inteligência. Tráfico de drogas e armas, contrabando e delitos ambientais figuram entre os desafios que extrapolam a atuação local das forças de segurança.

A chegada de Nelsinho à presidência ocorre após sua participação em articulações que ajudaram a reduzir tensões diplomáticas entre Brasil e Paraguai, em meio a questionamentos envolvendo a atuação de órgãos de inteligência e seus reflexos nas negociações sobre a Itaipu Binacional. O episódio afetou tratativas bilaterais sensíveis, especialmente no setor energético.

Com trajetória ligada à área de relações exteriores, o senador defende que o controle das atividades de inteligência deve caminhar junto com diálogo institucional e responsabilidade política, sobretudo em regiões onde segurança e diplomacia se cruzam de forma permanente.

“Não dá para separar Brasil do Paraguai. Quando tem um desentendimento, o que tem que ser promovido? Sentar pra conversar,” sempre defendeu Nelsinho Trad.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.