Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Política

Parlamento peruano destitui José Jerí da Presidência interina

Ele foi acusado de tráfico de influência por fazer reuniões extraoficiais com um empresário chinês sem divulgar.

Conjuntura Online
18/02/26 às 06h14
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
José Jerí é destituído pelo Congresso do Peru. (Foto: Reprodução)

O Congresso do Peru destituiuna terça-feira (17) o presidente interino do país, José Jerí, após apenas quatro meses no cargo. Ele foi acusado de tráfico de influência por fazer reuniões extraoficiais com um empresário chinês sem divulgar.

O escândalo começou em janeiro, quando Jerí foi filmado chegando a um restaurante à noite, usando capuz, para se reunir o empresário que possui lojas e uma concessão para um projeto de energia.

O presidente foi destituído por maioria simples numa moção de censura. Foram 75 votos a favor, 24 contrários e três abstenções.

José Jeri e os aliados argumentaram que ele deveria enfrentar um julgamento de impeachment e não uma censura, mas disseram que respeitariam o resultado da votação.
O Parlamento deve eleger agora um novo chefe do Legislativo, que assumirá automaticamente a presidência interina do Peru até 28 de julho.

Com a medida, o sucessor dele se tornará o oitavo presidente peruano em oito anos.

Ele estava no cargo desde outubro de 2025, quando a presidente Dina Boluarte foi destituída, após partidos de direita que a apoiavam retirarem o apoio em meio a escândalos de corrupção e à crescente insatisfação com o aumento da criminalidade.

Ela tinha assumido em 2022, quando Pedro Castillo caiu depois de um ano e meio de mandato como presidente. (Com informações da CBN)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.