O PL (Partido Liberal) projeta aumentar significativamente sua representação no Congresso Nacional nas eleições de 2026. A apuração da analista de Política Isabel Mega, no CNN Novo Dia, mostra que a sigla pretende eleger de 100 a 115 deputados federais e entre 20 e 25 senadores.
A estratégia do partido inclui apostar na pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República como forma de mobilizar a militância e fortalecer as candidaturas legislativas.
"A validação da candidatura pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é vista como um elemento importante para animar as bases do partido", destacou a analista.
O partido enfrenta desafios específicos em alguns estados para alcançar suas metas eleitorais. Em São Paulo, não contará mais com puxadores de votos como Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro.
Em Minas Gerais, o deputado Nikolas Ferreira, que havia manifestado interesse em disputar outro cargo, deve permanecer como candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados, seguindo orientação do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto.
Um dos principais objetivos do PL é conquistar maioria no Senado Federal, o que daria ao grupo político o controle sobre eventuais pedidos de impeachment contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). (CNN)
