A história foi escrita por João Fonseca na tarde desse domingo (26), em terras suíças, na cidade de Basileia, após a conquista inédita de um ATP 500 por um brasileiro.
Porém, ela não acaba por aí. Ainda neste ano, o prodígio de 19 anos tem participação confirmada em outros dois importantes torneios: o Masters 1000 de Paris, na França, que começa já nesta semana; e o ATP 250 de Atenas, na Grécia, previsto para a primeira semana de novembro.
No Masters 1000 de Paris, João Fonseca já sabe quando e contra quem estreará. Na terça-feira (28), ele entra em quadra contra o canadense Denis Shapovalov, atualmente 23º colocado no ranking mundial. Eles se enfrentaram recentemente nas quartas de final da Basileia, com vitória para o brasileiro por desistência do rival, que sofreu uma lesão e não conseguiu manter-se na partida.
No ATP 250 de Atenas o chaveamento ainda não está definido. Mas Novak Djokovic (5º) e Stefanos Tsitsipas (33º), dois conhecidos nomes do tênis mundial, são alguns dos atletas já confirmados na competição. A competição, que antes acontecia em Belgrado, na Sérvia, foi transferida para a capital grega devido a crises políticas no território sérvio. O torneio é dirigido por Djordje Djokovic, irmão do ex-número 1 do mundo, e será disputado entre os dias 2 e 8 de novembro.
João é atualmente o 24º colocado no ranking mundial. A conquista no ATP 500 de Basileira foi a maior de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em 2001, quando João nem era nascido. (Com ge - RJ)
