O vice-presidente do Fed (Federal Reserve), Philip Jefferson, disse que o mercado de trabalho dos EUA está se enfraquecendo e poderá enfrentar dificuldades se não receber ajuda.
Em discurso nesta terça-feira (30), Jefferson também previu que o processo de desinflação nos EUA será retomado após este ano e que inflação voltará para a meta oficial de 2% do Fed nos próximos anos.
Em relação ao crescimento, Jefferson estimou que o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA deverá continuar se expandindo em torno de 1,5% no restante de 2025, ou seja, no mesmo ritmo observado no primeiro semestre.
Jefferson, que falou durante a Conferência Internacional de Política Monetária do Banco da Finlândia, ressaltou que as incertezas para sua perspectiva econômica são "particularmente elevadas", devido às políticas implementadas pelo governo Trump e seus efeitos no emprego e na inflação.
"À medida que as mudanças nessas políticas forem finalizadas e tivermos mais tempo para avaliar como estão afetando a economia, espero que parte da incerteza mais ampla em torno da economia dos EUA diminua", afirmou. (Com Estadão Conteúdo)