O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 14h (de Brasília), no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos.
O torneio — que vai contar com 48 seleções pela primeira vez na história, conta com algumas restrições e procedimentos estabelecidos pela Fifa durante o sorteio.
Entenda as restrições do sorteio da Copa
O processo de definição dos grupos seguirá um roteiro previamente estabelecido pela Fifa. A primeira etapa prevê a distribuição das seleções do pote 1 pelos grupos de A a L. Depois disso, serão sorteados, sucessivamente, os integrantes dos potes 2, 3 e 4.
Entre os cabeças de chave, Canadá, México e Estados Unidos — por sediar o torneio — terão identificação especial: cada país será representado por uma cor distinta no sorteio.
Assim que suas bolas forem retiradas, as três seleções serão automaticamente encaminhadas às posições já fixadas pela tabela divulgada em 4 de fevereiro de 2024: México em A1 (cor verde), Canadá em B1 (cor vermelha) e Estados Unidos em D1 (cor azul).
As outras nove seleções do pote 1, todas com bolas de mesma cor, ocuparão a posição 1 dos grupos aos quais forem atribuídas.
A formatação do chaveamento levou em conta a necessidade de equilibrar o caminho das principais seleções rumo às semifinais. Para isso, foram estabelecidas restrições específicas para as quatro equipes mais bem posicionadas no Ranking Mundial Masculino da Fifa. Espanha (1ª) e Argentina (2ª) não poderão cair no mesmo lado do chaveamento, assim como França (3ª) e Inglaterra (4ª).
O objetivo é evitar que as duas seleções mais bem ranqueadas se enfrentem antes de uma eventual decisão.
Nos potes seguintes, o posicionamento dentro dos grupos seguirá um padrão de distribuição já definido em documento oficial. O grupo e a posição de cada equipe dependerão tanto do pote ao qual pertence quanto do momento em que for sorteada.
Persiste, também, a regra geral de restrição por confederação: nenhum grupo pode receber duas seleções do mesmo continente. A exceção é a Uefa, devido ao elevado número de representantes — 16 no total — o que obriga cada grupo a contar com pelo menos uma e, no máximo, duas seleções europeias.
Por fim, as vagas destinadas ao torneio de repescagem da Fifa terão tratamento particular. Para manter o princípio da não repetição de confederações dentro de um mesmo grupo, as limitações serão aplicadas às três seleções de cada caminho da repescagem presentes no pote 4, garantindo que nenhuma combinação viole o critério continental. (Com CNN)
