Apesar do ciclo conturbado, com a pior campanha na história das Eliminatórias e três treinadores diferentes, o Brasil é um dos favoritos ao título da Copa do Mundo de 2026. Essa é a visão do técnico da seleção da Inglaterra, Thomas Tuchel.
— Considero o Brasil, a Argentina e a Espanha como os maiores favoritos para a Copa do Mundo. Esse é o meu ponto de vista. Considero nós (Inglaterra) como desafiantes. Precisamos primeiro nos classificarmos para a Copa, e o foco é total em cima disso. Vamos chegar como desafiantes, mas para isso temos que chegar como classificados — comentou o treinador, ao ser questionado pelo ge, após a vitória por 3 a 0 nesta quinta-feira sobre País de Gales.
Tuchel assumiu o comando da seleção inglesa em outubro do ano passado, com a mesma pressão de Carlo Ancelotti no Brasil: conquistar o título da Copa do Mundo de 2026. A Inglaterra foi vice-campeã da Eurocopa nas duas últimas edições (2020 e 2024), semifinalista da Copa do Mundo de 2018, e eliminada nas quartas de final do Mundial de 2022.
Ele obteve seis vitórias em sete jogos desde então. O outro resultado foi uma derrota por 3 a 1 para Senegal — a primeira na história da Inglaterra para uma seleção africana.
A Inglaterra agora vai encarar a Letônia no dia 14 de outubro, fora de casa, pelas Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026. A seleção inglesa lidera com folgas o Grupo K, com 15 pontos, mas ainda não está classificada para a Copa.
Relação de altos e baixos com Neymar
Thomas Tuchel treinou o Paris Saint-Germain durante duas temporadas e meia: 2018/19, 2019/20 e 2020/21. Ele conquistou seis títulos pelo time francês, junto com Neymar. Porém, os dois melhores anos do brasileiro no PSG, pelo menos em participações em gols (dele próprio mais assistências), foram a primeira e a última no clube, em 2017/18 e 2022/23.
O treinador alemão teve que responder questões mais polêmicas sobre Neymar por diversas vezes, como o período turbulento na relação com Mbappé, o desejo de ir embora da França, viagens fora de hora, protestos da torcida do Paris Saint-Germain, festas promovidas pelo craque, agressões a fãs, sua figura como líder, expulsões, a responsabilidade de ser capitão, entre outros temas.
O repórter viaja a convite da organização Sport Positive, que ajuda a comunidade do esporte a aumentar suas ambições climáticas. O Sport Positive Summit 2025 tem o apoio do COI e da ONU. (Com ge - Londres)
