Mesmo após a retomada oficial dos voos comerciais, o aeroporto de Dourados, Francisco de Matos Pereira, seguirá em obras.
Nos próximos dias, o governador Eduardo Riedel deverá assinar a ordem de serviço para a construção de novo terminal de passageiros.
Com investimento superior a R$ 38 milhões, o projeto contempla 4 mil metros quadrados de área construída, incluindo área para implantação de lanchonetes, lojas comerciais, seção contra incêndio e uma Estação Prestadora de Serviço de Tráfego Aéreo – ampliando a segurança e conforto para passageiros e operadores.
O contrato com a empresa já foi assinado e o canteiro de obras está em fase de implantação para o início dos trabalhos. “Construiremos um novo terminal de passageiros, mais moderno e funcional. A expectativa é que em 18 meses o novo receptivo já esteja funcionando”, garantiu o vice-governador.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da SAC (Secretaria de Aviação Civil).
Um marco para Dourados
Comemorado não somente pelas autoridades, a reabertura do aeroporto é vista com muito otimismo pelos douradenses e por quem utiliza o transporte aéreo com frequência. Nos últimos quatro anos, quem precisasse sair do Estado pelos ares era obrigado a se deslocar até Campo Grande ou Ponta Porã – aumentando o tempo de deslocamento e os custos com a viagem
O empresário Aurélio Rocha, diretor de relações internacionais da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), foi um dos passageiros do primeiro voo rumo a São Paulo.
"Para ser um polo regional, Dourados precisa estar conectada ao mundo. E a linha aérea reforça isso", afirmou o investidor, que viaja toda semana – muitas vezes para fora do país.
"Vai ser benéfico tanto para o empresariado como também para o turismo. Agora, viajar ficou muito mais fácil. Os voos vão para Guarulhos, o principal aeroporto do Hemisfério Sul, e de lá é possível seguir para qualquer lugar do mundo", comemorou.
Segundo a Latam Brasil, a operação chega para facilitar o acesso à cidade que é polo agroindustrial do Mato Grosso do Sul, além de abrigar diversas instituições de ensino superior que atraem estudantes e pesquisadores de todo o país.
A rota é operada com aeronaves Airbus A319, com capacidade para até 140 passageiros. Os voos são realizados às segundas, quintas e sextas-feiras, saindo de Guarulhos às 7h45 (horário de SP), com duração aproximada de 2 horas. No sentido inverso, partem de Dourados às 9h20 (horário local).