Dourados começou a semana mexendo no visual das ruas. Um mutirão da Prefeitura entrou em ação na terça-feira (2) para retirar árvores condenadas que já não oferecem segurança e podem despencar a qualquer momento.
A primeira intervenção foi na Rua Oliveira Marques, no centro, sob a supervisão do prefeito Marçal Filho.
O levantamento do meio ambiente mostra que quase 400 árvores precisam ser arrancadas e mais de cem tocos ainda aguardam remoção. Flamboyant, alfaneiro e sibipiruna estão entre as espécies que mais aparecem na lista.
Nos últimos anos, temporais derrubaram árvores, atingiram casas e veículos e até colocaram vidas em risco. Agora, a promessa é fazer o trabalho de forma planejada. Segundo Marçal, além de remover o que está condenado, a ideia é plantar o dobro de novas árvores, cerca de 800 mudas, priorizando espécies nativas.
“Queremos uma cidade mais segura e, ao mesmo tempo, cada vez mais verde”, disse.
Os galhos e troncos cortados não vão parar no lixo. Todo o material será triturado e reaproveitado como adubo em projetos sociais, incluindo ações na Reserva Indígena. O plantio das novas mudas deve começar em outubro, com o início do período de chuvas.
Equipes da Energisa também acompanham o serviço nos pontos próximos à rede elétrica. A lista de árvores que serão removidas está disponível no Diário Oficial do Município, e todas já foram sinalizadas para informar a população.