Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Domingo, 17 de agosto de 2025
Política

Bolívia fecha fronteira com o Brasil em dia de disputa pela Presidência

Trânsito de veículos ficou suspenso das 0h às 21h como parte do esquema de segurança; cerca de 7,5 milhões de bolivianos foram às urnas

Conjuntura Online
17/08/25 às 09h30
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eleições na Bolívia: fronteira com o Brasil é fechada (Foto: Reprodução)

A eleição presidencial na Bolívia neste domingo (17) levou ao fechamento temporário das fronteiras com o Brasil, em medida adotada pelas autoridades bolivianas como parte do esquema de segurança.

O bloqueio começou à 0h e segue até as 21h, período em que o trânsito de veículos está suspenso. A passagem entre os dois países só é permitida a pé, em situações emergenciais e mediante autorização.

Do lado brasileiro, a Polícia Federal mantém o atendimento nos postos de fiscalização, enquanto a segurança em território boliviano é de responsabilidade das Forças Armadas. Em Corumbá (MS), onde há consulado boliviano, cerca de 12 mil cidadãos estão aptos a votar, integrando o contingente de 47 mil bolivianos residentes no Brasil que participam do pleito.

A votação mobiliza aproximadamente 7,5 milhões de eleitores em toda a Bolívia, que escolhem presidente, vice, senadores e deputados. Pesquisas recentes apontam favoritismo de candidatos de direita e centro-direita, rompendo com duas décadas de predominância da esquerda no cenário político do país.

Os dois nomes mais bem posicionados são o empresário Samuel Doria Medina, da Aliança Unidade, e o ex-presidente Jorge "Tuto" Quiroga, da Aliança Livre. A esquerda está representada por Andrónico Rodríguez, da Aliança Popular, que enfrenta dificuldades diante do desgaste herdado da crise política no governo Evo Morales.

O cenário abre espaço para a possibilidade de segundo turno, algo inédito desde 2009, quando o sistema foi implantado. A fragmentação dos votos entre os principais candidatos reforça a expectativa de que a decisão presidencial possa se prolongar, deixando em suspenso o futuro político da Bolívia. (Com G1)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.