O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), convocou uma sessão extraordinária da Primeira Turma da Corte, nesta sexta-feira (18), para analisar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na decisão, Moraes — que é relator do caso — pediu a Zanin a convocação do plenário virtual da Primeira Turma, para que a decisão seja analisada pelos demais ministros do colegiado.
O julgamento deve ocorrer na página eletrônica do Supremo Tribunal Federal. A deliberação começa ao meio-dia desta sexta-feira (18) e termina na segunda-feira (21).
Bolsonaro foi alvo de uma operação da PF (Polícia Federal) na manhã desta sexta, que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do ex-presidente em Brasília.
Moraes, relator do processo, também determinou medidas cautelares.
Ele terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de sair durante a noite. O investigado também não pode usar redes sociais, se aproximar de embaixadas e conversar com outros réus e investigados pela Corte.
Na decisão, Moraes afirma que o ex-presidente confessou de forma "consciente e voluntária" uma tentativa de extorsão contra a Justiça brasileira e que agiu com o filho Eduardo para "interferir no curso de processos judiciais". (Com TV Globo-Brasília)