Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 02 de julho de 2025
Esportes

Grupo de oposição do Corinthians pede afastamento de Andrés Sanchez

"Frente Liberdade Corinthiana" alega gestão temerária e descumprimento do estatuto

Globo Esporte
29/06/20 às 11h03
Andrés Sanchez tem mandato na presidência do Corinthians até o fim do ano (Renato Pizzutto/BP Filmes)

Um grupo de oposição do Corinthians denominado "Frente Liberdade Corinthiana" ingressou na manhã desta segunda-feira com uma ação na Justiça pedindo o afastamento imediato de Andrés Sanchez da presidência do clube.

A justificativa para o pedido é de que houve desrespeito ao estatuto do Corinthians e gestão temerária de Andrés Sanchez. O processo ainda não está disponível no site do Tribunal de Justiça, mas foi aberto na 4ª Vara Cível do Tatuapé, segundo os opositores.

Uma das alegações para embasar o pedido de afastamento do presidente é de que, em 2019, o clube contraiu R$ 70 milhões em empréstimo junto a dois bancos sem solicitar aprovação interna.

– O estatuto do Corinthians afirma que empréstimos acima de 10 mil salários mínimos precisam da autorização do Conselho de Orientação, mas essa determinação não foi observada pela presidência – afirma o advogado Cristiano Medida, representante da "Frente Liberdade Corinthiana".

– Estamos pedindo o afastamento imediato do dirigente porque entendemos que ele não observou as regras legais e estatutárias. O estatuto do Corinthians em seu artigo 106 é claro: "O presidente deverá ser destituído quando não observar os mandamentos de seu estatuto" – completou o advogado.

A "Frente Liberdade Corinthiana" diz contar com 16 conselheiros atualmente. O grupo terá uma chapa para disputar a eleição para o Conselho Deliberativo em novembro, mas não contará com um candidato à presidência.

Eleito em março de 2018, Andrés Sanchez tem mandato até o fim deste ano. Ele não pode tentar a reeleição no pleito de novembro e, até o momento, não definiu se irá apoiar algum candidato.

O Corinthians vem enfrentando uma grave crise administrativa. O clube vinha mal financeiramente desde o ano passado, mas viu seus problemas se agravarem por conta da pandemia do novo coronavírus. O clube fechou 2019 com uma dívida de R$ 665 milhões e atualmente deve dois meses de salário ao elenco. Nas últimas semanas, o Timão sofreu uma série de cobranças na Justiça. Todos esses pontos são utilizados para embasar o pedido de afastamento de Andrés.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.