A sensação do Campeonato Brasileiro aprontou mais uma, desta vez na penúltima rodada. Mesmo jogando em São Januário, no Rio de Janeiro, o Mirassol bateu o Vasco por 2 a 0, na noite desta terça-feira, e se garantiu matematicamente na fase de grupos da Copa Libertadores.
Apesar da chuva que castigou o gramado de São Januário e da pressão vascaína, o Mirassol chegou aos 66 pontos e não perde mais a quarta colocação.
Ao Vasco, estacionado nos 45 pontos, resta esperar o fim da rodada para ver se ainda vai correr algum risco, hoje já remoto, de rebaixamento.
VASCO
Léo Jardim, Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton (Puma Rodríguez); Thiago Mendes (Tchê Tchê), Cauan Barros e Philippe Coutinho; Andrés Gómez (Vegetti), Rayan e Nuno Moreira (David)
Técnico: Fernando Diniz
MIRASSOL
Walter, Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Felipe Jonathan; Neto Moura (Yago Felippe), Danielzinho e Shaylon (Guilherme); Negueba (Luiz Otávio), Alesson (Carlos Eduardo) e Renato Marques (Cristian)
Técnico: Rafael Guanaes
Arbitragem
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols
Renato Marques, aos 25' do 2ºT (Mirassol)
Carlos Eduardo, aos 47' do 2ºT (Mirassol)
Como foi o jogo
O jogo começou em ritmo veloz, com "trocação" dos dois times, mas sem muita objetividade. Nos primeiros dez minutos o único lance de emoção foi uma saída errada de Léo Jardim, que Negueba só não aproveitou porque o goleiro vascaíno se recuperou a tempo. A primeira vez que o Vasco assustou foi aos 15 minutos, quando Rayan mandou uma bomba de fora da área e o goleiro Walter se esticou todo para colocar para escanteio. Apesar do maior volume de jogo e da pressão, o Cruzmaltino não encontrava espaços para finalizar.
Na volta para o segundo tempo, o Vasco começou a pressionar no campo de bola do Mirassol. Logo no primeiro minuto Andrés Gómez invadiu a área e chutou para boa defesa de Walter. O goleiro voltaria a salvar seu time quatro minutos depois em um arremate de Philippe Coutinho. A pressão do Vasco continuou com os cariocas rondando a área do Mirassol. Aos 15 minutos Paulo Henrique quase marcou em uma bomba da entrada da área, que Walter espalmou para escanteio.
Aos 19 minutos a bruxa solta apareceu em São Januário. Lucas Piton se lesionou e deixou o gramado chorando. Ele não conseguia apoiar a perna esquerda no chão e preocupa para as semifinais da Copa do Brasil contra o Fluminense. A pressão vascaína não surtiu efeito e o Mirassol se aproveitou para abrir o placar em um contra-ataque aos 24 minutos. Carlos Eduardo arrancou pela direita e cruzou para Renato Marques, com um chute colocado, deslocar Léo Jardim.
A partir daí o Vasco pressionou de forma desorganizada. Quase empatou aos 42 minutos, quando Vegetti ajeitou cruzamento de cabeça e David, na entrada da pequena área, isolou a bola. Mas o castigo pelo gol perdido veio aos 46 minutos. Após novo contra-ataque, Cristian acionou Carlos Eduardo, que driblou Léo Jardim e rolou para o fundo da rede vascaína, definindo o marcador.
