O presidente da ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Everaldo Leite, destacou, na quarta-feira (17), que a marca de 90% de cobertura do esgotamento sanitário alcançada no município representa o coroamento de uma preocupação histórica da entidade, principalmente no setor de abastecimento de água.
“Ao longo dos mais de 80 anos da Associação Comercial, a água sempre foi uma preocupação constante. Desde o início, quando ainda faltava água, passando pela implantação da tubulação, depois a discussão do esgoto e até a captação da água do Rio Dourados para abastecer os poços. A Associação sempre participou ativamente dessas discussões”, afirmou Everaldo Leite.
Segundo o presidente da ACED, os avanços no saneamento sempre impactaram diretamente o comércio local, especialmente nos períodos de obras e intervenções. “Houve momentos com muitos inconvenientes, com o comércio na frente das obras, lojas precisando fechar. Mesmo assim, a entidade sempre esteve presente, porque entendia a importância desse processo para o desenvolvimento da cidade”, completou.
Para Everaldo, atingir 90% de cobertura de esgoto simboliza a consolidação de um trabalho construído ao longo de décadas. “Chegar a esse patamar é praticamente um coroamento de toda essa preocupação histórica com a água e o saneamento em Dourados”, avaliou.
Como reconhecimento ao marco alcançado, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) entregou ao presidente da ACED uma placa comemorativa alusiva aos 90 anos do município e à marca de 90% de cobertura do esgotamento sanitário.
A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira, na sede da entidade, pelo diretor Comercial e de Operações da Sanesul, Madson Valente e pelo gerente da unidade Regional de Dourados, Klinger Rodrigues Pires Junior.
Durante o encontro, Madson Valente destacou que o índice alcançado coloca Dourados em posição de destaque nacional, ao antecipar em oito anos a meta prevista no novo Marco Legal do Saneamento. “A Sanesul chega a 90% da cobertura de esgoto em Dourados, o que é um marco histórico. É uma excelente notícia e reflete o alinhamento ao Marco Regulatório, que estabelece esse percentual como meta para os municípios brasileiros”, afirmou.
Câmara Municipal
Na última segunda-feira (15), Madson Valente e Klinger também participaram da 45ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados. Na ocasião, além da entrega da placa alusiva a universalização do saneamento, foram apresentados dados sobre a estrutura de abastecimento de água operada pela Regional de Dourados e o trabalho desenvolvido ao longo do ano.
Ao usar a tribuna, Klinger destacou a robustez do sistema de abastecimento operado pela Sanesul no município. “Geramos diariamente cerca de 50 milhões de litros de água, com um sistema forte, operado 24 horas por dia pela Regional de Dourados. Eventuais faltas de água ocorrem, em geral, por interrupções no fornecimento de energia ou durante manutenções programadas”, explicou.
