Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Geral

Em Corumbá, moradores ficam com “água até o pescoço” após tempestade

Cidade enfrenta estragos e abre pontos de doação para famílias afetadas.

Conjuntura Online
28/01/26 às 21h41
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Moradora ficou com água até o pescoço após temporal. (Foto: Arquivo pessoal)

O temporal que atingiu Corumbá nesta terça-feira (27) deixou moradores ilhados e com água até o pescoço. Em imagens gravadas no bairro Guarani, um dos mais atingidos, a saladeira Fabiana Santos registrou o volume de água dentro da própria casa. Ela perdeu quase todos os pertences.

"Foi tudo por água abaixo, meu irmão perdeu o som dele, televisão, não tinha como salvar, só fechar a porta né", afirmou ela, segundo reportagem do portal de notícias G1MS.

Nesta quarta-feira (28), os moradores começaram a reorganizar a cidade e recuperar o que foi perdido.

A tempestade causou estragos em várias áreas, com ventos de até 65 km/h e mais de três mil raios.
Foram registrados 136 milímetros de chuva em menos de uma hora. O município não registrava esse volume de chuva há mais de 14 anos.

De acordo com a prefeitura, cerca de 200 pessoas foram afetadas, o que levou à elaboração de um decreto de situação de emergência. A força da chuva derrubou portões, provocou interdições em ruas e deixou três pessoas — entre elas um menino de 7 anos — ilhadas dentro de um carro, que precisaram ser resgatadas.

A prefeitura informou que vai construir um sistema para conter a enxurrada no bairro Guatós, sem prazo definido para conclusão. Segundo a Defesa Civil, não há registros de desabrigados, e os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Muitas famílias optaram por ficar em casas de vizinhos ou parentes próximos enquanto acompanham a situação de seus imóveis.

A Escola Almirante Tamandaré e a Casa de Passagem estão disponíveis para acolhimento, se necessário.

Pontos de doação para famílias afetadas
Moradores de Corumbá podem doar alimentos, roupas e produtos de higiene em pontos oficiais de arrecadação. As doações serão destinadas a famílias em situação de maior vulnerabilidade, com prioridade para os casos mais graves.

Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, roupas de cama, colchões e itens de higiene pessoal. Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) recebem as doações e oferecem orientação às famílias, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.