O ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, passou a primeira noite isolado na Penitenciária Federal em Brasília após sua inclusão no SPF (Sistema Penitenciário Federal). Ele ficará isolado por 20 dias.
Essa primeira etapa é um período de triagem, que todo recém-chegado fica em uma cela de isolamento que tem aproximadamente 9 metros quadrados. Nela, há espaço para banho de sol individualizado. Ou seja, sem contato com demais presos fora da cela.
É nessa fase de adaptação que o interno conhece seus deveres e direitos dentro de uma prisão federal. Somente advogados constituídos podem visitar o detento nesse período de inclusão.
TH Joias foi transferido pela Polícia Federal do Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro, para Brasília na noite desta terça-feira (16) por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal). A Penitenciária Federal de Brasília é considerada a mais segura da América Latina.
O transporte aéreo foi feito em avião da PF e na chegada do destino o preso foi entregue à Polícia Penal Federal, responsável pelos presídios federais.
TH Joias foi preso em setembro pela PF por suposta ligação com o Comando Vermelho. Ele seria um braço político do crime organizado, apontou a polícia.
Após o período de triagem, o ex-deputado vai para cela comum. Ao todo, são 208 celas com 6 metros quadrados.
No local há cama, escrivaninha, banco e prateleiras em alvenaria, além de banheiro com sanitário, pia e chuveiro. O enxoval para o preso é composto por duas camisetas manga curta e longa, calça, agasalho, tênis, sapato, lençol, toalha, travesseiro e meias. No kit de higiene, há sabonete, desodorante, escova, creme dental, papel higiênico e produtos de limpeza do ambiente. (Com CNN - Brasília)
