O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu em evento na cidade de São Paulo, nesta segunda-feira (20), o aumento na mistura de etanol na gasolina, para 35%. O percentual foi recentemente elevado para 30%.
"Hoje nós já temos 30% da mistura da gasolina com etanol e vamos lutar e brigar para que avancemos aos 35% na mistura, o que fortalecerá ainda mais a indústria de biocombustíveis do nosso país [...] A Câmara seguirá atenta para fortalecer o setor em meio aos desafios que surgem", disse.
O percentual obrigatório de etanol anidro misturado à gasolina comum no Brasil será elevado de 27% para 30% (nova mistura chamada “E30”). A decisão foi aprovada pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) e passou a vigorar em agosto deste ano.
O programa "Combustível do Futuro", aprovado pelo Congresso, permitiu a elevação da mistura para 35%. O CNPE pode elevar o percentual caso a viabilidade técnica seja comprovada.
Em sua participação, Hugo ainda celebrou políticas aprovadas pelo Congresso para "ampliar a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira". Ele mencionou o "Combustível do Futuro" — que entre outras medidas elevou o percentual da mistura.
O parlamentar participou em São Paulo de Conferência da DataAgro sobre etanol e açúcar. O evento celebra os 50 anos do ProÁlcool, programa criado após a Crise do Petróleo de 1973 que alavancou o segmento de biocombustíveis. (Com CNN - SP)