Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Política

Nelsinho defende combate internacional ao crime organizado no Brasil

Único parlamentar brasileiro em evento no Chile, senador de MS destaca a necessidade de cooperação entre países no enfrentamento ao tráfico e aos crimes cibernéticos

Conjuntura Online
22/10/26 às 13h49
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Senador Nelsinho Trad na tribuna do Senado em foto de arquivo.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) participa, no Chile, de um encontro internacional sobre segurança pública e combate ao crime organizado.

Único parlamentar brasileiro presente, ele defende a cooperação entre países para enfrentar organizações criminosas que atuam além das fronteiras, especialmente no tráfico de drogas, armas e crimes cibernéticos.

O debate ocorre durante o 2º Encontro da Rede Parlamentar de Segurança do ParlAmericas, realizado de 21 a 23 de outubro, em Valparaíso.

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), Nelsinho representa Mato Grosso do Sul, estado que faz fronteira com Paraguai e Bolívia e enfrenta problemas relacionados ao contrabando e ao crime organizado transnacional.

Durante o encontro, especialistas alertaram para a expansão das rotas do narcotráfico, a disputa por territórios e a ligação entre organizações criminosas, garimpo ilegal e tráfico de pessoas. Também destacaram a importância de rastrear os recursos financeiros que sustentam essas atividades.

Combate aos crimes digitais

A discussão sobre crimes cibernéticos também envolve a atuação legislativa de Nelsinho Trad. O senador foi relator da proposta que aprovou a adesão do Brasil à Convenção de Budapeste, tratado internacional que facilita a cooperação entre países na investigação de crimes digitais e na obtenção de provas eletrônicas.

A convenção está em vigor no Brasil desde março de 2023 e permite ampliar a colaboração entre autoridades de diferentes países.

Nelsinho também relatou, em 2022, o acordo entre Brasil e Paraguai sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas, voltado às relações entre municípios situados na fronteira.

O encontro termina nesta sexta-feira (23), reunindo parlamentares das Américas e do Caribe para discutir medidas legislativas de enfrentamento ao crime organizado, à violência e às ameaças digitais.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.