O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou, nesta sexta-feira (19), que o regime venezuelano de Nicolás Maduro é “intolerável”, enquanto os EUA continuam a pressionar o país.
Questionado sobre os comentários da chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, sugerindo que o verdadeiro objetivo do governo com os ataques a supostos barcos de narcotráfico no Caribe é derrubar Maduro, Rubio respondeu: “Você pode interpretar como quiser”.
“Mas, no fim das contas, é claro que o atual status quo do regime venezuelano é intolerável para os Estados Unidos”, completou Rubio a repórteres.
“O status quo em que eles operam e cooperam com organizações terroristas contra o interesse nacional dos Estados Unidos. Não apenas cooperam, mas se associam e participam de atividades que ameaçam o interesse nacional dos Estados Unidos”, acrescentou o chefe da diplomacia americana.
"Sim, nosso objetivo é mudar essa dinâmica, e é por isso que o presidente está fazendo o que está fazendo", continuou.
Os comentários do secretário surgem em um momento em que o governo Trump avalia a possibilidade de realizar ataques na Venezuela.
O presidente Donald Trump afirmou, em entrevista por telefone à NBC News divulgada nesta sexta-feira, que não descarta uma guerra com o país.
Na terça-feira, Trump anunciou um “bloqueio total e completo” de petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela, aplicando nova pressão econômica.
Enquanto isso, os EUA continuam atacando supostos barcos de narcotráfico no Caribe, em um esforço para combater o fluxo ilegal de drogas provenientes do país.
Wiles disse em uma entrevista publicada nesta semana que Trump “quer continuar explodindo barcos até Maduro se render. E pessoas muito mais inteligentes do que eu dizem que ele vai se render.” (Com CNN)
