O Santos anunciou, nesta sexta-feira, que exerceu o direito de compra da área do CT Rei Pelé, que pertence ao governo federal. A opção de aquisição foi feita eletronicamente no site da SPU (Secretaria de Patrimônio da União).
De acordo com o clube, o Peixe inicia, agora, uma nova etapa para compra definitiva da área, ampliando o patrimônio e assegurando moderna infraestrutura para o departamento de futebol profissional, além das categorias de base.
Em maio do ano passado, durante a gestão Andres Rueda, o Santos formalizou uma proposta para a compra do CT Rei Pelé. Em junho, o então mandatário do Peixe explicou que o clube pediu 20 anos para amortizar a dívida.
– Pedimos 20 anos e queremos amortizar com as seguintes condições: a cada venda de jogador a gente usa 15% do valor para amortizar a compra do CT Rei Pelé. Pelo nosso histórico, comprovamos que em quatro ou cinco anos, a gente quita — disse Rueda à época.
Em dezembro, o presidente Marcelo Teixeira se reuniu com membros do governo federal para discutir a atual situação do CT Rei Pelé. O encontro, em Brasília, teve a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França, do deputado Paulo Alexandre Barbosa e Júnior Bozzela, gerente de relações institucionais da Embratur.
Na ocasião, Teixeira reiterou o interesse na aquisição da área e pediu o apoio de Alckmin para agilizar o processo na SPU. O vice-presidente da República se comprometeu a colaborar para viabilizar a transação. O Santos aguarda, agora, novas orientações da SPU.
Localizado próximo ao estádio da Vila Belmiro, o terreno do CT Rei Pelé foi cedido ao Santos em 1996 sob contrapartidas sociais, como o desenvolvimento de jovens e adolescentes da Baixada Santista e o fomento ao esporte.
No passado, em diversas ocasiões, o Santos deixou de cumprir cláusulas do acordo e correu o risco de perder a cessão do terreno.
Atualmente, o centro de treinamento do Peixe atende as demandas dos times profissionais masculino e feminino, e também treinamentos e jogos das categorias de base.
A estrutura do clube conta com três campos de jogo, hotel, restaurante, vestiários, centro de imprensa, auditório, piscina e salas de musculação e fisioterapia destinada aos atletas do Santos. (Com ge)_