Raphinha tem a missão nesta terça-feira de vencer a Inter de Milão para o Barcelona seguir vivo na Champions League e pode, junto com isso, quebrar um recorde da Liga dos Campeões. O atacante do Barça pode se tornar o jogador com mais participações diretas em gols numa única edição da Champions.
Raphinha é um dos maiores responsáveis pelo Barcelona ter chegado até aqui na Champions League. Ele marcou 12 gols e deu oito assistências, em 13 jogos. É o vice-artilheiro da competição, com só um gol a menos do que Guirassy, do Borussia Dortmund (eliminado).
São, portanto, 20 participações diretas em gols numa única edição da Liga dos Campeões. Número que nomes relevantes na história do torneio não conseguiram alcançar, como Benzema, Lewandowski e Messi. Apenas Cristiano Ronaldo fez melhor: 21 participações (17 gols mais quatro assistências), na temporada 2013/14, com o Real Madrid campeão.
Se marcar um gol ou der uma assistência hoje contra a Inter de Milão, Raphinha iguala o recorde de Cristiano Ronaldo.
Raphinha já poderia ter alcançado essa marca de CR7 no primeiro jogo da semifinal contra a Inter de Milão. Só que a Uefa considerou como gol contra do goleiro Sommer o terceiro do Barcelona no empate em 3 a 3, fruto de um chutaço de fora da área do brasileiro.
Ele não fez gol ou deu o último passe só em três jogos nesta Champions: na estreia contra o Monaco, depois contra o Brest, e na partida de volta das quartas de final contra o Borussia Dortmund. O atacante participou de metade dos 40 gols do Barcelona nesta Liga dos Campeões.
Na temporada como um todo, Raphinha soma 31 gols e 23 assistências em 52 jogos pelo Barça. Isso dá 54 participações diretas em gols pelo time espanhol em 2024/25. Número que nem Rivaldo, Ronaldo Fenômeno ou Neymar conseguiram atingir num único ano de Barcelona. O atacante hoje no Santos registrou 53 gols dele mesmo ou assistências em 49 jogos em 2015/16.
O Barcelona precisa vencer a Inter de Milão nesta terça-feira, no estádio San Siro, para se classificar para a final da Champions League 2024/25. Um novo empate no tempo normal leva a disputa para a prorrogação. Caso a igualdade persista, teremos pênaltis. (Com ge)