A atuação de um ciclone extratropical em alto mar deve provocar ventos intensos e deixar o mar agitado, com ondas de até seis metros no início desta semana em Florianópolis. As informações são da Defesa Civil do município.
De acordo com o órgão, entre esta segunda (28) e terça-feira (29), os ventos ganham força, com rajadas que podem ultrapassar 80 km/h, especialmente no quadrante sul da Capital, que inclui regiões como Armação do Pântano do Sul, Campeche e Ribeirão da Ilha.
Há risco elevado para quedas de árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica e outras estruturas.
No mar, a previsão é de ondas entre 4 e 5 metros próximas à costa e acima de 6 metros em alto mar até quarta-feira (30). Durante o período, o risco é alto a muito alto para navegação, pesca, esportes náuticos e possíveis danos por erosão costeira.
A Defesa Civil orienta que a população evite atividades no mar, caminhadas e pedaladas na orla, especialmente em trechos onde as ondas possam atingir calçadas e ciclovias, e se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes.
Queda de temperatura
Uma nota divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina alerta para queda brusca de temperatura no estado, ao longo desta segunda-feira, devido a uma massa de ar frio e seco. O risco é moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
O frio ganha força na terça-feira (29) e as mínimas ficam abaixo de 5 °C entre o Oeste e os Planaltos, com valores próximos dos 0 °C nas regiões mais elevadas.
No Litoral e em áreas próximas, as mínimas não ultrapassam os 10 °C. O risco passa a ser de moderado a alto para ocorrências associadas a hipotermia, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Na quarta-feira (30), o mar permanece agitado, com risco de ressaca. O tempo fica firme, com predomínio de sol em todas as regiões de Santa Catarina. As temperaturas voltam a subir gradativamente à tarde. A sensação térmica é de frio entre as noites e as primeiras horas da manhã.
Na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1º), o tempo firme permanece, com predomínio de sol em todas as regiões de Santa Catarina. O dia começa com temperaturas mais amenas, mas, ao longo das horas, as temperaturas sobem gradativamente deixando uma sensação térmica mais agradável. Nestes dias, não há risco para ocorrências meteorológicas. (Com g1 SC)