Durante um casamento em Naviraí, o pequeno Adryan Souza Martins, de 8 anos, calçou um tênis onde havia um escorpião escondido e acabou sendo picado.
O menino foi socorrido e internado em estado grave no Hospital Universitário de Dourados, mas, mesmo após dias de luta, não resistiu e faleceu no fim da tarde desta quarta-feira (6
O caso aconteceu no sábado (2), no momento em que Adryan participava da cerimônia como pajem. Durante a entrada das alianças, ele começou a gritar de dor.
Segundo relato do pai, Marcelo da Silva Martins, o escorpião caiu do tênis quando a irmã do menino sacudiu o calçado. A picada foi grave e rapidamente comprometeu o estado de saúde da criança.
A morte de Adryan é o segundo caso trágico envolvendo crianças vítimas de escorpiões em menos de uma semana em Mato Grosso do Sul. No último domingo (3), Valentina Macedo, também de 8 anos, morreu após ser picada no quintal de casa, em Chapadão do Sul, enquanto brincava com a irmã.
De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul já registrou 3.436 acidentes com escorpiões entre janeiro e junho de 2025. O soro antiescorpiônico está disponível em 67 municípios, mas apenas em unidades hospitalares.
Alerta para o aumento de casos
O biólogo Isaias Pinheiro explica que agosto marca o início da temporada reprodutiva dos escorpiões, o que justifica o crescimento dos casos. “Os acidentes estão acontecendo dentro das residências. Por isso, é essencial notificar os centros de controle e manter cuidados diários”, orienta.
A Secretaria de Saúde alerta a população sobre os cuidados básicos de prevenção:
Verificar calçados, roupas e toalhas antes de usar; .
Afastar camas e berços das paredes; .
Evitar que lençóis e cobertores toquem o chão; .
Manter ambientes limpos e sem acúmulo de entulho; .
Procurar atendimento médico imediato em caso de picada.