Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Geral

Mudança do clima em outubro tem tempestades e onda de calor 

A junção do aumento da umidade com o ar quente favorece o acontecimento de mais temporais

Conjuntura Online
30/09/25 às 09h15
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Temporais começam a ser mais intensos e frequentes no Centro-Sul do Brasil à medida que a estação seca gradualmente chega ao fim e aumenta a umidade na atmosfera (Foto: Alan Cardoso)

O mês de outubro deve registrar de tempestades a ondas de calor pelo Brasil, segundo o MetSul. Os temporais começam a ser mais intensos e frequentes no Centro-Sul do Brasil à medida que a estação seca gradualmente chega ao fim e aumenta a umidade na atmosfera.

As temperaturas em grande parte do Centro-Sul devem ficar acima ou muito acima da média. A junção do aumento da umidade com o ar quente favorece o acontecimento de mais tempestades.

Mesmo com o aumento do calor, algumas madrugadas de outubro podem ser frias e apresentar mínimas perto ou abaixo dos 10ºC em muitas cidades do Sul do Brasil, mas as noites frias tendem a ser cada vez mais escassas.

Chuvas e tempestades
No Sudeste e no Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de chuvas de forma irregular. Pode chover muito numa cidade e no município vizinho não chover. Além disso, estas áreas terão maior propensão para temporais, alguns fortes a severos de vento e granizo.

A expectativa é de chuvas perto e abaixo da média. A exceção fica com o Mato Grosso e a costa do estado de São Paulo, que podem registrar chuvas acima da média.

O mês de outubro na cidade de São Paulo marca o aumento da curva anual de chuva, que atinge seu pico no verão com precipitação média mensal de 127,2 mm na estação do Mirante de Santana.

Na última semana, choveu em grande parte do Brasil Central devido a uma intensa frente fria. Há expectativa é que novos episódios de chuva localizada ocorram na região em outubro, principalmente na segunda quinzena.

Outubro é um dos meses mais tempestuosos do ano no Sul do país, devido ao encontro das massas de ar frio e quente. Grande parte da região deve registrar um volume de chuvas perto ou acima da média para o mês.

Os maiores acumulados devem se dar no Rio Grande do Sul, principalmente na Metade Norte, e em parte de Santa Catarina. Em Porto Alegre, por exemplo, outubro tem precipitação média histórica de 153,2 mm. Trata-se de uma das médias mensais mais altas de precipitação na capital gaúcha, só atrás de julho, com 163,5 mm.

Onda de calor
O Centro-Sul do Brasil deve ter um mês de temperaturas acima ou muito acima da média. Os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, o interior de São Paulo, o Norte do Paraná e o Triângulo Mineiro devem ser as regiões com maior tendência de temperaturas acima da média.

A MetSul Meteorologia projeta no Sudeste e no Centro-Oeste muitos dias de calor excessivo a extremo.

No Sul do Brasil a temperatura deve ficar acima da média. No Rio Grande do Sul, os termômetros podem chegar perto das médias históricas para o mês. Cidades do Oeste, Noroeste e o Norte do estado com máximas em alguns dias perto e acima dos 40ºC.

Ainda assim, massas de ar frio ainda chegam ao estado gaúcho e trazem algumas noites de temperatura mais baixa. A frequência dessas massas de ar frio devem ser cada vez menores. Há baixa probabilidade de frio intenso. (Com CNN - SP)

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.